Rei do universo!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 21/11/2021
Horário 05:50

São Cirilo de Jerusalém afirma: “Nós anunciamos não só a primeira vinda de Cristo, mas inclusive uma segunda, muito mais bonita que a primeira. Com efeito, a primeira foi uma manifestação de padecimento, mas a segunda traz o diadema da realeza divina... na primeira foi submetido à humilhação da cruz, na segunda será circundado e glorificado por um exército de anjos”. Toda a missão de Jesus e o conteúdo da sua mensagem consistem em anunciar o Reino de Deus e em realizá-lo no meio dos homens com sinais e prodígios. “Mas - como recorda o Concílio Vaticano II - antes de tudo, o Reino manifesta-se na própria pessoa de Cristo”, que o instaurou mediante a sua morte na cruz e a sua ressurreição, com a qual se manifestou como Senhor, Messias e Sacerdote para toda a eternidade. Este Reino de Cristo foi confiado à Igreja, que é o seu “germe” e “princípio”, e tem a tarefa de anunciá-lo e difundir no meio de todos os povos, com a força do Espírito Santo. No fim do tempo estabelecido, o Senhor entregará o Reino a Deus Pai, apresentando-lhe todos aqueles que viveram em conformidade com o mandamento do amor. Estimados amigos, todos nós somos chamados a prolongar a obra salvífica de Deus, convertendo-nos ao Evangelho, inserindo-nos com decisão no seguimento daquele Rei que não veio para ser servido, mas para servir e para dar testemunho da verdade (cf. Mc 10,45; Jo 18,37). Mas em que consiste o "poder" de Jesus Cristo Rei? Não é o dos reis e dos grandes deste mundo; é o poder divino de dar a vida eterna, de libertar do mal, de derrotar o domínio da morte. É o poder do Amor, que do mal sabe obter o bem, enternecer um coração endurecido, levar paz ao conflito mais áspero, acender a esperança na escuridão mais cerrada. Este Reino da Graça nunca se impõe, e respeita sempre a nossa liberdade. (Autor: Papa Bento XVI. Fonte: www.vatican.va/).

MINI SERMÃO:
Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo (Jo 18,33b-37)

Um Rei crucificado? O Cristo Rei do universo esmagado na cruz frustrou as expectativas dos impiedosos. Jesus do alto da cruz reinou sobre o pecado, sobre a malícia, sobre a morte. Venceu e reina. Estranho Rei este. Para a coroa, espinhos; para a púrpura real, seu próprio sangue; para o trono, uma cruz; como sua corte, os carrascos; como palácio, a manjedoura; sua coroação, a crucificação. A última palavra sobre o mundo pertence ao Rei Jesus. No reinado de Jesus não houve nenhum escândalo. Aliás, houve sim: O escândalo do Amor! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
Missas:
Sábado às 19h – Igreja Matriz;     
Domingo às 8h Capela Santa Luzia | 9h30 e 19h – Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Observando toda a sua vida é evidente que Jesus não tem ambições políticas. Recordemos que depois da multiplicação dos pães, o povo entusiasmado pelo milagre, o teria proclamado rei, para derrubar o poder romano e restabelecer o reino de Israel. Mas para Jesus o reino é outra coisa, e não se realiza certamente com a revolta, a violência e a força das armas. Por isso retirou-se sozinho sobre o monte para rezar (cf. Jo 6, 5-15). Depois, respondendo a Pilatos, evidencia que os seus discípulos não combateram para defendê-lo. Diz: “Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus” (v. 36). Jesus quer fazer compreender que acima do poder político há outro muito maior, que não se obtém com meios humanos. Ele veio a Terra para exercer este poder, que é o amor, dando testemunho da verdade (cf. v. 37). O reino de Deus é fundado no seu amor e enraizado nos corações - o reino de Deus enraíza-se nos corações - conferindo a quem o acolhe paz, liberdade e plenitude de vida. Todos nós queremos paz, todos nós queremos liberdade e plenitude. E como se faz? Deixa que o amor de Deus, o reino de Deus, o amor de Jesus se enraíze no teu coração e terás paz, terás liberdade e plenitude. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018)

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também