Na sessão ordinária da Câmara nesta semana chamou a atenção uma fala de projeção da dignidade humana, quando Demerson Dias (Rep) colocou em primeiro plano a atuação do colega vereador Izaque Silva (PL) em prol dos moradores das Terras de Imoplan.
COMO ESTAVA
O vereador estava aparentemente abatido por questão de saúde e até certo ponto desambientado por conta de duas comissões processantes que pedem a cassação de seu mandato por falta de decoro, com acusação de ter feito agressões verbais.
GANHOU CORPO
Porém, ao contínuo à fala de Demerson, a voz de Izaque foi mudando de tom e ganhou corpo, para dizer sobre o abandono do bairro formado por chácaras em uma área de mais de 120 alqueires, na zona leste de Prudente.
JUNTO E MISTURADO
O assunto decorreu de manifesto dos vereadores, nos 45 anos das Terras de Imoplan. Demerson sugeriu comissão legislativa para junto com os moradores buscar no Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) a regularização dos lotes.
PRIMEIRO ESCALÃO
O começo desta semana marca a segunda exoneração no primeiro escalão da administração do prefeito Milton Mello, Tupã (Rep), em menos de 8 meses de governo. A primeira foi em 38 dias, com a saída do engenheiro Renan Ribeiro da Silva.
NO RETROVISOR
Em 7 de fevereiro, Renan deixou a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). A informação era de proposta melhor no setor privado. O secretário de Planejamento, engenheiro Laércio Alcântara, assumiu o cargo interina e cumulativamente, por 10 dias.
SOLUÇÃO CASEIRA
Em 17 de fevereiro, foi nomeado o igualmente engenheiro e servidor público municipal Adauto Bibiano Junior. Agora, com a nova exoneração, o engenheiro civil João Ganancio deixou a secretaria de Obras e Serviços Públicos ontem, dia 26.
POUCO TEMPO
João ficou 237 dias no cargo. A informação é que surgiu oportunidade melhor na iniciativa privada. O coordenador de obras, Marco Antonio Colombo Franco, que exerce cargo de confiança, foi nomeado interino e cumulativamente.
MERA CURIOSIDADE
Apenas a título de curiosidade: o primeiro secretário de Obras do ex-prefeito Ed Thomas (MDB), o engenheiro Marcos Augusto Rodrigues Frois, ficou 223 dias no cargo, 14 a menos que João. Marcos está trabalhando e morando nos Estados Unidos.
24 ALTERAÇÕES
Em seu lugar foi nomeado o arquiteto Mateus Grosso. Na gestão anterior foram 24 alterações em 17 secretarias. Quem ficou menos tempo, exatos 165 dias, foi a então secretária municipal da Educação, Sonaira Fortunato Pereira.
ADOÇÃO OFICIAL
Hoje (27), tem sessão solene na Câmara para entrega do título de Cidadão Prudentino a Leandro Pereira Esteves, natural de Paraguaçu, pelos relevantes serviços à sociedade, incluindo sua atuação como policial militar. A iniciativa é do vereador Mauro Neves.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Às 9h (28), será realizada na Câmara de Prudente audiência pública sobre o transporte escolar para 2026. A convocação é da secretária municipal de Educação, Karina Gomes. Tudo indica que seja em busca de aprimorar critérios dos serviços.