Religiosos prestigiam dia de Santo Expedito

Programação especial é encerrada na tarde do dia 1º de maio; dias são contemplados de celebrações eucarísticas e almoço especial

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 20/04/2016
Horário 10:20
Entre passos lentos, olhares adiante e muita fé na alma, formava-se uma fila com pelo menos mil pessoas, na Avenida Barão do Rio Branco, em Santo Expedito. Sob o sol de 35ºC (centígrados) da manhã de ontem, diversos eram os Pedros, Veras, Marias, e Josés que em comemoração ao aniversário do padroeiro das causas urgentes e carregados por uma demonstração inabalável, permaneciam cerca de duas horas aguardando por pelo menos três minutos diante da imagem de Santo Expedito, seja para um agradecimento ou pedido. Comportamento que deve ser repetido por cerca de 40 mil pessoas durante a programação do evento, encerrado no domingo, dia 1º de maio, conforme prevê o bispo diocesano da Igreja Católica, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Jornal O Imparcial Diante da imagem, inúmeros fiéis reforçam os laços de devoção

Dentro da igreja, a mistura entre o silêncio, as curtas orações, o choro e as gratidões, eram as principais expressões daqueles que se misturavam entre moradores da cidade e região e de todo Brasil. Fora dela, diante da diversidade de atrações, como a missa em Ação de Graças, a 19ª Romaria de Cavaleiros, procissão, além de shows e missas comemorativas, celebradas num palco defronte à praça matriz, a PM (Polícia Militar) estimava um fluxo constante de 6 mil pessoas das 9h às 11h30 de ontem.

Misturados aos 3 mil moradores da cidade, que fica a 42 km (quilômetros) de Presidente Prudente, cada devoto carregava consigo uma história ou uma promessa. Sentimento visto pelo dom Benedito Gonçalves dos Santos como fortificante ao espírito e aos laços religiosos. "Cada ano observamos uma quantidade maior de fiéis e com isso a estrutura também é maior", acrescenta.

 

Religiosos


Em meio às caravanas de diferentes Estados brasileiros, a comerciante de Prudente, Vera Lúcia da Costa, 60 anos, caracterizada com a vestimenta de Santo Expedito, conta à reportagem que o momento é uma oportunidade para o agradecimento de tudo que ele fez em sua vida. Vera lembra da cirurgia na coluna realizada há seis anos, e que depois do procedimento não conseguia andar. "Mas com muita fé e acreditando no santo, hoje estou em pé", menciona.

A dona de casa Maria do Carmo Menezes percorreu cerca de 150 km, saindo de Bataguassu (MS), para agradecer a cura de uma doença. Segundo ela, há 30 anos uma trombose quase a levou a morte, no entanto, "graças à devoção, tudo está bem".

Avó de duas netas, uma de 8 anos e outra de 5 anos, a auxiliar de creche escola, moradora de Presidente Epitácio, Ivonete Gonçalves Viana, 51 anos, relata que a visita à capela nesta data refere-se a conclusão de uma promessa, por ver sua neta andar. "A mais velha nasceu com 5 meses e meio, teve complicações e acabou ficando impossibilitada de se movimentar, mas sempre tive fé em Expedito e ele nos abençoou com a cura. Atualmente ela anda", compartilha.

 

Programação


Dando sequência à festividade, na quinta-feira, às 10h, 15h e 19h30 haverá santa missa na Praça da Matriz. No sábado, dia 30, às 19h30 será realizada a santa missa e logo após a quermesse e leilão de gado. Já no domingo, às 10h será celebrada a santa missa do Romeiro e quermesse. No mesmo dia, às 11h30, ocorre a roda de viola e almoço; às 13h inicia-se leilão de gado; por fim, às 18h é divulgado o sorteio de um Escort (1991), um Fusca (1977), um ar condicionado, um tablet e uma bicicleta.
Publicidade

Veja também