Reliquias

BILI INFANTE

COLUNA - BILI INFANTE

Data 09/02/2021
Horário 03:33

Este colunista ficou maravilhado com três relíquias que lhe foram apresentadas pelo professor e historiador teodorense João Maria de Souza: cadernetas de apontamentos feitos pelo engenheiro Theodoro Fernandes Sampaio, datadas de 1912. Os memorandos, denominados “Diários de Saneamento da Bahia”, foram redigidos à época em que o notável engenheiro ocupou a presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As relíquias foram cedidas ao acervo “Memorial Teodoro Sampaio” pela bisneta do autor, Ana Fernandes Sampaio.

Notável

Não é exagero dizer que Theodoro Fernandes Sampaio foi um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Filho de escrava, o baiano construiu notável biografia como engenheiro, geógrafo, escritor e historiador. Não à toa, dois municípios brasileiros e uma importante rua da capital paulista foram batizados em memória do profissional, entre outras homenagens Brasil afora.

Poesia

Por falar em João Maria de Souza, guardião-mór da memória teodorense, a AEITS (Associação dos Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio), organização da qual o autor é membro-fundador, prepara a oitava edição do “Concurso de Poesias”. Desde 1º de fevereiro, os interessados já podem cadastrar poesias para o certame, que tem premiação prevista para o mês de abril. O link para cadastro de poesias, bem como o regulamento do concurso, podem ser encontrados na página da AEITS na rede social Facebook.

Desenvolvimento

A prefeita Janda (PSD), de Teodoro Sampaio, participa nesta quarta de audiência com o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional do governo do Estado de São Paulo, Rubens Cury. Na oportunidade, a chefe do Executivo teodorense vai apresentar pedidos de recursos para obras de recapeamento asfáltico e aquisição de motoniveladora. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) acompanha a prefeita nesta importante empreitada.

Novas vans

A Prefeitura de Rosana adquiriu três novas vans para integrar a frota de veículos da Secretaria de Saúde do município. Os veículos, que foram entregues no dia 3 de fevereiro, vão ser utilizados no transporte de pacientes.

Rastreadores

A administração de Euclides da Cunha Paulista tem realizado a instalação de rastreadores em veículos e maquinários da frota municipal. De acordo com o prefeito Nenê Lopes (Republicanos), o objetivo é garantir a segurança e o monitoramento dos bens públicos, além de auxiliar em casos de roubo ou uso indevido.

Sebrae

Abertas as inscrições para o curso gratuito “Organize seu Negócio e Empreenda Rápido”, realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o governo de Mirante do Paranapanema. O aprendizado oferece conteúdos importantes para a estruturação e gestão de negócios, como marketing, vendas, controle financeiro e empreendedorismo. Os interessados em participar têm até o dia 15 de fevereiro para efetuar a inscrição, que deve ser procedida na Secretaria de Educação do município. Mais informações pelo telefone: (18) 3991-2616.

Nota de pesar

Com profundo pesar, a coluna se solidariza com familiares, amigos e fãs do radialista Paulo Félix, que fez história nas rádios teodorenses Universal e Kerigma, além da Rádio Balneário, de Euclides da Cunha Paulista. Paulo, querido amigo e competente profissional, faleceu, jovem, no último domingo (7). Deus o receba, Paulex!

Publicidade

Veja também