Relojoarias de PP se organizam para início do horário de verão

Ponteiros deverão ser adiantados em uma hora, logo no primeiro minuto deste domingo, e assim seguem até às 23h59 do dia 17 de fevereiro; lojistas deixam relógios prontos para clientes

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/10/2017
Horário 12:35
Marcio Oliveira
Marcio Oliveira

O horário de verão vai chegar nesta madrugada, mais uma vez, aos moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, logo no primeiro minuto deste domingo, e assim seguem até às 23h59 do dia 17 de fevereiro do ano que vem. O comércio é um dos setores afetados e se prepara com antecedência para este novo processo de adaptação.

O gerente da Seiko Joias e Ótica, de Presidente Prudente, Renato Carlos de Oliveira, 36 anos, afirma que, ao todo, serão aproximadamente 2 mil relógios ajustados para venda no estabelecimento, que reunirá os funcionários na manhã de hoje para adiantar o horário. “Todos os anos fazemos esse ajuste nos relógios. É um procedimento que precisa ser feito antes da entrega, ou no momento de entregar o produto ao cliente”, ressalta.

Renato comenta sobre a importância de deixar o ajuste para a última hora, uma vez que a loja recebe pessoas de todos os Estados do Brasil. “O giro de clientes aqui é muito grande, por estarmos na região central da cidade. Tem pessoas que moram em regiões que não são afetadas pelo horário de verão, por isso mudamos no sábado de manhã ou na hora da venda”. Um fato curioso, ainda segundo o gerente, é que alguns clientes, especialmente os idosos, preferem que o horário não seja alterado, para que as atividades permaneçam na rotina do horário antigo.

Já o vendedor da Murakami Joias, Henrique Aires Ernandes, 32 anos, diz que na loja serão ajustados mais de 600 relógios e ressalta sobre os melhores períodos para a mudança nos acessórios. “Aqui preferimos fazer durante o início da manhã do sábado, quando o movimento é mais calmo. Precisamos ajustar todos, para garantir que estejam funcionando bem”. Henrique salienta que o trabalho é demorado, deixa os dedos “duros ao final”, mas que é válido para os clientes.

 

Catedral

Um dos relógios que servem de referência aos prudentinos e moradores da região que passam pelo centro é o da Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente. Com o novo horário, a igreja também adianta o relógio, que há 3 anos simplificou o processo de adaptação. De acordo com o auxiliar de serviços gerais e responsável pelo ajuste na catedral, Carlos Eduardo Veiga, o novo horário será adiantado no fim do expediente de hoje. “Deixamos para ajustar por volta das 11h ou 12h do sábado, pois não conseguimos voltar aqui durante a noite para fazer”.

Ainda de acordo com Carlos, que trabalha na igreja há 11 anos e a há 8 executa o serviço, o processo, que hoje é eletrônico, facilitou a troca de horários. “Antigamente eu precisava subir os 170 degraus, até o topo do relógio, e trocar os três pêndulos para adiantar os ponteiros. Hoje eu consigo subir apenas 40 degraus e, em uma máquina eletrônica, adianto a hora. O trabalho já foi muito mais cansativo, hoje não está mais tão difícil”, salienta.

Publicidade

Veja também