Reservatórios do Rio Paranapanema recebem 560 mil peixes em junho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/06/2016
Horário 11:13
 

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Rio Paranapanema receberá 560 mil novos peixes. Do dia 7 até o dia 15, eles serão soltos em reservatórios de cinco hidrelétricas ao longo do rio, desde a usina Jurumirim, na região de Avaré (SP), até a de Rosana, bem perto da foz. A iniciativa da Duke Energy, concessionária das hidrelétricas, faz parte de um programa da empresa que contempla o Paranapanema com 1,5 milhão de peixes a cada ano.




Jornal O Imparcial Peixes serão soltos em reservatórios de 5 hidrelétricas

Os pontos de solturas, em seis diferentes municípios, foram selecionados por oferecerem boas condições de abrigo e alimentação aos novos peixes que, uma vez adaptados, se dispersam pela Bacia do Paranapanema – conforme explica Norberto Vianna, biólogo que coordena o programa de manejo pesqueiro da Duke Energy. Em cada localidade, alunos de escolas municipais participam das atividades nos reservatórios.

O analista de Meio Ambiente da companhia, Luis Augusto Perino, conversa com os estudantes sobre o processo de reprodução dos peixes em cativeiro e a importância do repovoamento para o Paranapanema e as comunidades ribeirinhas. Depois, as crianças acompanham a soltura.

Norberto ressalta que, juntamente com o repovoamento do rio, o programa tem esse intuito de promover educação ambiental. "Com o envolvimento da comunidade, todos são estimulados a ajudar na preservação do meio ambiente, cuidando e atuando como fiscalizadores em prol dos recursos naturais, tão importantes para a sociedade. Por isso, a participação das escolas é muito importante", expõe.

Desde que foi iniciado, em 1999, o programa de manejo pesqueiro da Duke Energy já soltou nos reservatórios do Paranapanema mais de 24 milhões de novos peixes, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade da bacia.

 

Programação

As ações começam pelo reservatório Taquaruçu, que no dia 7 receberá 120 mil curimbatás. O lago de Canoas II ganhará 140 mil peixes dessa espécie no dia 8. Em Canoas I, haverá solturas em dois pontos diferentes: na primeira, no dia 9, 40 mil curimbatás; já no dia 13, outro lote de 40 mil estará dividido entre pacus, lambaris e curimbatás. Na sexta-feira, dia 10, 120 mil curimbatás serão colocados no lago de Rosana. As atividades se encerram em Jurumirim, com a soltura de 100 mil curimbatás.

Além das espécies utilizadas nessas ações, o repovoamento utiliza outras, como piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado.
Publicidade

Veja também