Residencial Annita Bongiovani

Um dos empreendimentos mais esperados de Presidente Prudente tem nome da filha de um dos pioneiros da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2021
Horário 04:25
Foto: Cedida
Os filhos de Annita Bongiovanni e Otaviano Cordeiro de Andrade: Silvana Mariza Bongiovanni Andrade Ferrari, Sérgio Luiz  Cordeiro de Andrade, Silvia Lucia Cordeiro de Andrade Gozzi, Márcia Elisa Cordeiro de Andrade Pirani e Sônia Maria Cordeiro de Andrade
Os filhos de Annita Bongiovanni e Otaviano Cordeiro de Andrade: Silvana Mariza Bongiovanni Andrade Ferrari, Sérgio Luiz  Cordeiro de Andrade, Silvia Lucia Cordeiro de Andrade Gozzi, Márcia Elisa Cordeiro de Andrade Pirani e Sônia Maria Cordeiro de Andrade

Tudo começou com o nascimento de Giuseppe (José) Bongiovanni, em Maletto, província de Catania, na Sicília (Itália),  em  11 de maio de 1886. Ainda menino, imigrou com a família para o Brasil, em 1898. Os Bongiovanni atravessaram o Atlântico e para recomeçar a vida como colonos de fazenda de café, no interior paulista. Em 27 de novembro de 1909, então com 23 anos, José Bongiovanni casou-se com Joanna Remelli, de 20 anos, também filha de imigrantes italianos. Tiveram os filhos Rosaria, Antonio, Paulo, Carmela, Pedro, Maria, Annita e Bernardo.

José Bongiovanni decidiu ir para Presidente Prudente, em 1924, atraído pela promessa de terras férteis e baratas. Aqui dedicou-se inicialmente ao comércio, tendo uma loja de secos e molhados, além de uma bomba para venda de gasolina. Também foi taxista. Na época tinha um carro italiano Fiat, coisa rara de se encontrar no sertão paulista. Depois passou a se dedicar à agricultura, conseguindo formar a primeira fazenda de café, em 1932. Essa fazenda de café, mais tarde foi abraçada pela cidade, e acabou sendo loteada, dando origem ao bairro Jardim Bongiovanni.

A família José Bongiovanni sempre residiu na avenida Coronel Marcondes, defronte ao antigo Fórum, perto da Catedral.

Na época, ele tornou-se um dos maiores cafeicultores da região de Presidente Prudente, tornando-se possuidor de quatro áreas de terras por aqui, além de mais duas áreas no norte do Paraná (Alvorada do Sul e Jaguapitã), gerando trabalho e oportunidade para centenas de famílias de colonos.

Seus herdeiros continuaram o trabalho, estendendo suas atividades para além da cafeicultura, e investindo na pecuária, nos estados de São Paulo, Paraná e posteriormente Mato Grosso do Sul.

Ao falecer em 22 de março de 1966, exato um mês antes do nascimento de sua primeira bisneta, José Bongiovanni deixou a todos os seus familiares o exemplo de dedicação ao trabalho e amor a Presidente Prudente, cidade que o acolheu como filho. A família cresceu grandemente e seus descendentes estão hoje radicados por todo Brasil.

A filha Annita

Um dos oito filhos de Joana e José Bongiovanni, Anitta Bongiovanni casou-se com Otaviano Cordeiro de Andrade, com quem teve cinco filhos: Silvana Mariza Bongiovanni Andrade Ferrari, Sérgio Luiz  Cordeiro de Andrade, Silvia Lucia Cordeiro de Andrade Gozzi, Márcia Elisa Cordeiro de Andrade Pirani e Sônia Maria Cordeiro de Andrade.

O casal já falecido é homenageado pelos filhos, que destinaram uma propriedade da família para criar um novo bairro em Presidente Prudente, o Residencial Annita Bongiovani. Além de batizar o bairro com o nome da mãe, eles escolheram a rua principal do loteamento, para dar o nome do pai, Tenente Otaviano Cordeiro de Andrade.

A homenagem

“Aqui era um sítio, um lugar que minha mãe amava, por isso é uma homenagem justa”, comentou a filha Silvana, sobre escolha do nome de dona Annita para o novo loteamento da família, com a concordância da irmã Sônia: “Para nós é um orgulho muito grande podermos fazer essa homenagem para ela. Foi um bem que o pai dela deixou, que meu pai ajudou a manter, a cuidar, numa época muito difícil”.

“Sim, ela ficaria muito orgulhosa em ver isso que estamos fazendo”, corroborou Márcia.

Silvia Lucia destacou que a concretização do empreendimento teve também o condão de unir mais a família: “Os irmãos se uniram na ideia, no projeto e nos esforços para a regularização do loteamento. Imagino que de onde nossos pais estejam, com certeza estão orgulhosos de ver o que fizemos, o que a união da família foi capaz de fazer”.

Sergio destacou que desde a primeira vez que surgiu a ideia de fazer o loteamento, foi unanimidade a opinião de dar o nome da mãe ao novo residencial, e que honrar a família é um dos fatores que levarão ao sucesso do empreendimento:  “A família Bongiovani tem uma tradição de loteamentos bem sucedidos. Começou com o meu avô que lançou o Jardim Bongiovani. Depois, meus tios lançaram o Novo Bongiovani, meus primos lançaram o Residencial Bongiovani, e agora nós estamos lançando o Anitta Bongivanni. A gente está feliz pelas homenagens a nossa mãe e ao nosso pai”, concluiu.

Vários familiares também são homenageados no bairro. Os irmãos escolheram uma rua para dar o nome do tio, Pedro Bongiovanni. Também escolheram outras três ruas para dar o nome dos primos Marcos Bongiovanni e Fábio Bongiovanni, e da prima de d. Annita, dona Nair Bongiovanni.

O loteamento

Um dos empreendimentos mais esperados de Presidente Prudente, o Residencial Annita Bongiovanni será lançado na próxima quinta-feira.

O loteamento traz o selo de qualidade da Protenge e Incorporadora Mampei Funada, parceiros da família Anitta Bongiovanni.

Com excelente topografia, o novo residencial está localizado em uma das regiões de maior procura em Presidente Prudente, próxima dos condomínios Portinari, Mart Ville, e bairros como Jardim Novo Bongiovani, Residencial Bongiovani e do estádio Prudentão, integrada com vias de acesso rápido como a avenida JK e a Estrada da Amizade, a 3 km do Prudenshopping. Tem lotes a partir de 160m².


Os imigrantes sicilianos José Bongiovanni e Joanna Remelli Bongiovanni vieram para o Brasil em 1898

Annita Bongiovanni e o pai, José Bongiovanni


Annita Bongiovanni e Otaviano Cordeiro de Andrade


Vista aérea do loteamento Annita Bongiovanni que será lançado na próxima quinta-feira

 

 

Publicidade

Veja também