Resíduos de poda de árvores são usados como adubo orgânico em Prudente

Material triturado pela Energisa é entregue diariamente à escola técnica, onde é utilizado para melhora do solo e controle de plantas daninhas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/09/2021
Horário 14:13
Foto: Energisa
Galhos e folhas de árvores são triturados pela concessionária e encaminhados à Etec
Galhos e folhas de árvores são triturados pela concessionária e encaminhados à Etec

Cerca de 12 metros cúbicos de resíduos provenientes de galhos e folhas de árvores. Esse é o volume de material triturado e entregue diariamente pela Energisa Sul-Sudeste à Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente. Na escola, os resíduos ganham um destino sustentável, sendo transformados em adubo orgânico, ajudando a melhorar a umidade do solo e controlar plantas daninhas em áreas de reflorestamento.

A parceria existe desde 2017 e vem sendo aprimorada a cada ano, conforme a engenheira de Meio Ambiente da Energisa Sul-Sudeste, Rosemary Machado Alves Meger. “Os resíduos têm sido utilizados em vários projetos da escola técnica, o que comprova a eficácia dessa proposta de devolver à natureza esse material, rico em nutrientes e em outras propriedades fundamentais para a recuperação física, química e biológica do solo", afirma.

"Como distribuidora, a Energisa Sul-Sudeste tem o compromisso de garantir a qualidade e a segurança na distribuição de energia em toda sua área de concessão, sempre preocupada em preservar o meio ambiente e fortalecer o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, estamos engajados e comprometidos com essa parceria que nos permite dar uma destinação sustentável aos galhos e folhas”, explica.

Passo a passo

Os resíduos de podas são entregues já triturados, prontos para aplicação nos projetos e atividades práticas da unidade. Como parte do cronograma de manutenções na rede de energia elétrica, a Energisa Sul-Sudeste realiza a poda urbana e rural nas ocasiões em que os galhos estão muito próximos dos fios, oferecendo riscos à segurança da comunidade, podendo causar curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção no fornecimento de energia.

Ao final do dia, os caminhões da companhia levam os resíduos das podas até a escola, onde as equipes e alunos da Etec utilizam o material para compostagem – que consiste na transformação da matéria orgânica (resíduos) em adubo orgânico. Conforme detalha a engenheira de Meio Ambiente, a iniciativa favorece a disponibilização de nutrientes essenciais para o desenvolvimento de olerícolas, produção de mudas, controle de plantas daninhas em áreas de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas em pastagens, além de adubação aplicada na cafeicultura, horticultura e fruticultura. 

“Para a Energisa, essa parceria é muito importante, uma vez que ganhamos um local para a implantação de vários projetos de grande relevância e para o descarte correto e sustentável dos resíduos de podas, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, pontua Rosemary.  

Publicidade

Veja também