Respeito, cuidado e amor aos nossos idosos

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 13/02/2022
Horário 04:15

Os reflexos já não são mais os mesmos. A força física e o equilíbrio também não. Essas são condições comuns na terceira idade, e que precisam ser encaradas com naturalidade. Claro que os hábitos mantidos no decorrer da vida vão impactar positivamente ou não na qualidade de vida obtida nesta fase. Atividades físicas, especialmente a musculação, alimentação saudável, o mais natural possível, tudo isso ajudará a determinar a autonomia que uma pessoa terá ao chegar na fase senil.
Fato é que os idosos precisam ter cuidado redobrado com os acidentes domésticos, afinal, as quedas são uma das principais causas de morte entre a faixa etária. Desta forma, nesta semana, os bombeiros dedicaram parte de seu tempo para compartilhar dicas de segurança para que os moradores da Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente, possam adotar no dia a dia, de forma a reduzir os acidentes em casa. E olha, qualquer lugar representa perigo, se não estiver adaptado para nossos idosos.
Um banheiro sem um tapete antiderrapante é extremamente propício para quedas. Escadas sem corrimões, tapetes no meio dos cômodos podem atrapalhar e serem causadores de tropeções, por exemplo. Tudo isso precisa ser pensado e considerado na hora de mobiliar a casa de um senil. Tudo deve ser disposto de forma a evitar acidentes. E aí a família pode ajudar, claro, sempre respeitando os gostos dos idosos. Porque eles devem ter voz em casa, devem ter suas vontades respeitadas, e quando os familiares notarem que algo está oferecendo risco, é preciso conversar, dialogar, explicar que aquilo representa perigo à sua saúde.
Vamos cuidar dos nossos idosos com respeito e amor!

Publicidade

Veja também