Restaurantes de Prudente e da região participam de 1º teste em  programa de turismo gastronômico

Objetivo do “Sabor de São Paulo” é formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/11/2023
Horário 20:16
Foto: Freepik
Na terça, estabelecimentos gastronômicos de Prudente e da região passaram pelo primeiro teste para alcançar uma vaga em programa turístico gastronômico do Estado 
Na terça, estabelecimentos gastronômicos de Prudente e da região passaram pelo primeiro teste para alcançar uma vaga em programa turístico gastronômico do Estado 

Na terça-feira, estabelecimentos gastronômicos de Presidente Prudente e da região passaram pelo primeiro teste para alcançar uma vaga em programa turístico gastronômico do Estado de São Paulo: o Sabor de São Paulo. O objetivo do programa é formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos. 

O secretário-adjunto de Turismo de Prudente, Miguel Francisco, relata que o programa busca potencializar a gastronomia local e regional. Conforme relata Miguel, o estabelecimento que garantir sua presença no programa Sabor de São Paulo ganhará capacitação e divulgação por parte do Estado. “Para participar da rota é importante que o estabelecimento tenha um prato com insumos da cidade ou da região”. 

Segundo ele, nesta primeira etapa, dois jornalistas de São Paulo especializados em gastronomia estiveram pela região para degustar e fazer algumas fotos dos pratos. 

Programa Sabor de SP

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado estabeleceu roteiros turísticos gastronômicos nas 28 regiões turísticas de São Paulo. A pasta também iniciou o trabalho de formatação da rota gastronômica das três regiões turísticas do oeste paulista. São elas: Sol do Oeste (cuja interlocutora é a cidade de Presidente Prudente, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Turismo), Circuito das Nações e Pontal Paulista, envolvendo 24 cidades. 

O programa será realizado em três etapas ao longo de uma semana, estendendo-se até o início de 2024. A primeira etapa inclui uma “Press Trip” com jornalistas, influenciadores de turismo, gastronomia, turismo rural e agentes de viagem. Serão realizadas dez viagens, uma em cada rota gastronômica, durante cinco dias, explorando estabelecimentos e atrações turísticas.

Após a Press Trip, haverá um Workshop de um dia para capacitar os atores das rotas. O objetivo é qualificar, preparar para vendas, promoção de produtos e incentivar a consolidação de tours e roteiros turísticos gastronômicos locais e regionais.

A capacitação será ministrada por parceiros especializados na gastronomia como ferramenta de geração de renda. Inclui uma aula show com um chef padrinho/madrinha da rota gastronômica mapeada.

A Semana Sabor de SP encerra com um Festival Regional no Senac de uma cidade polo de cada rota gastronômica mapeada.

Publicidade

Veja também