Retomada do turismo em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 26/10/2021
Horário 03:38
Foto: José Costa
O prefeito Nenê Betio e padre Umberto   
O prefeito Nenê Betio e padre Umberto   

Para que haja um melhor trabalho a fim de se desenvolver o turismo em Santo Expedito, o prefeito Nenê Betio e o padre Umberto estão sempre atentos e preocupados com o êxito daquele projeto, que em muito irá ajudar no progresso do município. Procuram sempre buscar esse objetivo, através de encontros para trocas de ideias e debater o projeto para que, quando os turistas voltarem ao ritmo normal, tudo já esteja preparado.

Bispo
A cidade sempre teve o apoio espiritual do bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos, que através desta coluna faz uma colocação objetiva e de incentivo aos trabalhos dos dois.
“Como sabemos, a pandemia do coronavírus causou grandes males à comunidade: separação, sofrimento, mortes e dores, afetando todos os setores da sociedade, principalmente às famílias. No campo pastoral-missionário não foi diferente, pois para conter a propagação deste vírus mortal, foi necessário tomar medidas dolorosas para os fiéis e toda comunidade, suspendendo parcialmente as atividades presenciais nas missas, celebrações, reuniões e diversos encontros religiosos, seguindo as orientações dos profissionais da área de saúde, tendo em vista preservar, defender e propagar a vida, bem maior por Deus a nós confiado.
Graças a Deus, com a vacinação iniciando em pessoas mais idosas, até alcançar os mais novos, o uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento, deu-se uma queda acentuada e significativa de pessoas infectadas e, consequentemente, o número de mortes, permitindo, aos poucos, a volta à normalidade das atividades. No campo religioso, nossas expectativas são enormes e repletas de esperança, pois, em breve, se Deus quiser, retornaremos as diversas atividades comunitárias, sem limite de participações de fiéis em nossas paróquias. Quanto ao retorno das atividades, com a presença de romeiros e devotos no Santuário de Santo Expedito, nossas expectativas são também grandiosas, pois sabemos da grande devoção dos fiéis, devoção essa que foi muito limitada nesse período de pandemia. Assim, creio firmemente, que no ano de 2022, todas as atividades no santuário, se Deus quiser, retornarão à sua normalidade, seguindo as orientações dos profissionais da área da saúde.
Primeiramente, como bispo diocesano, aconselho que todos tomem a vacina contra a Covid-19, primeira e segunda dose, e a dose de reforço para as pessoas contempladas, sem descuidar do uso da máscara e do álcool em gel, e quando possível manter o distanciamento. Qualquer dúvida, informação, ou orientação complementar, no campo religioso, as pessoas que desejarem peregrinar aquele santuário, favor entrar em contato com o reitor padre Umberto Laércio. 
Um Centro Turístico Religioso é um marco importante para a comunidade contemplada, bem como para toda a área que abrange sua jurisdição, pois, o local que já tem o reconhecimento das pessoas que ali frequentam, passa também a ter o reconhecimento do Estado, como um local de riquezas, belezas, e grandezas religiosas extraordinárias, a oferecer aos peregrinos e romeiros que ali se dirigem. Ora, como o Santuário de Santo Expedito é reconhecido pelo Estado, como Centro Turístico Religioso, e faz parte da Diocese de Presidente Prudente, toda Diocese e região, também sente-se agraciada por este marco. Por isso, como bispo diocesano, agradeço e louvo a Deus por esta graça alcançada, suplicando, por intercessão de Santo Expedito, bênçãos e graças a todos os devotos e romeiros, para que também dádivas celestiais ornem seus corações.
Avalio o trabalho pastoral e administrativo do reverendíssimo padre Umberto Laércio, e de toda equipe que o auxilia na construção do santuário, como excelente. Lembremos, o Santuário de Santo Expedito foi elevado a paróquia em maio de 2009, portanto, há 12 anos. Durante esse período, deu-se um salto qualitativo e quantitativo em todos os trabalhos ali desenvolvidos; esse crescimento, atribuo à doação, serviço e testemunho do padre Umberto e de toda equipe que o auxilia, bem como, a generosidade e carinho dos fiéis com a obra. O Santuário de Santo Expedito já é, e no futuro será ainda mais, um marco singular em nossa diocese, pela grandiosidade e beleza do mesmo. Como bispo diocesano, por intercessão do glorioso Santo Expedito, suplico a Deus copiosas bênçãos e graças sobre o padre Umberto e toda equipe que o auxilia nessa grandiosa missão, e a todos os devotos e romeiros, que direta ou indiretamente, têm participado da construção do mesmo. O Santuário de Santo Expedito é um marco religioso e arquitetônico na Diocese de Presidente Prudente, na sub-região de Botucatu e no Estado de São Paulo. Ao ensejo, desejo a todos um final de ano repleto de vida, saúde, graça e paz”.

Fé em trovas
Grande reconhecimento
De fé a Santo Expedito
São palavras de incentivo
Do bispo dom Benedito
(José Costa)

Publicidade

Veja também