Retorno presencial já é realidade nas escolas particulares de Prudente

Unidades recebem os alunos para o ensino híbrido, dentro do limite de 35% estipulados para regiões em fases vermelha ou laranja 

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 02/02/2021
Horário 07:33
Foto: Cedida
Retorno presencial tem respeitado medidas de segurança nas escolas 
Retorno presencial tem respeitado medidas de segurança nas escolas 

O dia de ontem, para muitos estudantes e profissionais da educação, foi marcado pelo retorno às salas de aula. Um momento muito esperado por diversos alunos que já há quase um ano se viam diante do desafio, mais do que superado, de enfrentar a alfabetização de dentro de casa. Com a autorização da Justiça, o ensino presencial já está liberado então oficialmente desde ontem, sendo que as regiões que estiverem na fase vermelha ou laranja, como é o caso do oeste paulista, poderão atender até 35% dos alunos matriculados. À reportagem, as unidades de ensino afirmaram estar animadas com este retorno. 
No Colégio Anglo Prudentino, por exemplo, as turmas foram divididas em dois ou três grupos, em um rodízio que permite, em média, que os estudantes estejam dentro da sala de aula, presencialmente, três vezes na semana. “Esse retorno presencial não é obrigatório, mas para as famílias que se sentirem confortáveis com o envio dos filhos à escola. Por isso, estamos com o chamado ensino híbrido, que é aquele que atende tanto aos estudantes de forma presencial, quando as aulas à distância, que permanecem”, afirma a diretora Nelly Martão.
Para este início de ano letivo, ela lembra que todos os protocolos sanitários recomendados seguem sendo cumpridos, além de informar que a unidade, inclusive, adquiriu equipamentos que permitem fazer a esterilização das mochilas. “Além disso, agora os estudantes possuem quatro entradas/saídas, para que não haja aglomerações na hora de chegar ou partir”. Por fim, Nelly expõe que a escola está feliz com a possibilidade de recomeço, e ressalta que nos primeiros 15 dias os professores farão revisões para retomar o conteúdo lecionado em 2020. “Foi tudo muito bem planejado, então, agora é um momento de gratidão e felicidade”. 

Boa adesão presencial

O mantenedor do Colégio Braga Mello, Toni Mello, afirmou para a reportagem que a quantidade de alunos que tem aderido ao retorno presencial, dentro dos 35% que estão liberados pela lei, está satisfatória – beirando os 80% a 100% em algumas turmas, de forma que, para garantir a segurança de todos os profissionais e alunos, a unidade também tomou medidas rigorosas para garantir a eficácia deste recomeço. “No intervalo das aulas, por exemplo, montamos mesas individuais, para que os estudantes possam fazer suas refeições com distanciamento e segurança”. 
Toni ressalta que um rodízio também tem sido feito com os alunos, de forma que há um revezamento durante a semana entre aqueles que estarão em casa e os que estarão no colégio, participando das aulas. O ensino à distância também seguirá normalmente para as famílias que não se sentirem confortáveis em levar os filhos à unidade. “A adesão tem sido boa, já que as crianças e os jovens estão cansados do ensino remoto e precisam neste momento do contato com professores e amigos. Essa relação é muito importante, também, para o aprendizado”.

RETORNO REGIONAL
O retorno presencial ocorrerá de forma regionalizada, de acordo com os Departamentos Regionais da Saúde do Estado de São Paulo e segundo critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do coronavírus. 

- Se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja do plano, as escolas da educação básica, que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados;
- Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; 
- E, na fase verde, até 100%;
- Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as etapas.

Fotos: Cedidas 

colégios particulares de presidente prudente retomam aulas presenciais
Colégio Braga Mello disponibilizou mesas individuais para o intervalo 

escolas particulares de presidente prudente retomam aulas presenciais
Colégio Anglo Prudentino tem esterilizado, inclusive, as mochilas dos alunos


 

Publicidade

Veja também