Reunião define detalhes do 31º Festival de Pipas

No encontro, foram discutidos os serviços que serão oferecidos aos participantes e as demandas de cada instituição ou entidade

Esportes - André Esteves

Data 23/08/2016
Horário 08:39
 

Organizadores e parceiros da 31ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri promoveram, na manhã de ontem, no campo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), local onde será realizado o evento no domingo, a partir das 9h, uma reunião para definir os últimos detalhes. No encontro, foram discutidos os serviços que serão oferecidos para os participantes e as demandas de cada instituição ou entidade. De acordo com o gerente de marketing de O Imparcial, Alberto Deodato Silva, a expectativa de público é de 5 mil pessoas. Na ocasião, o filho do patrono do evento, João Carlos Albieri, agradeceu a participação de todos os colaboradores e a oportunidade de continuar fazendo o evento acontecer. "Desde 1981, realizamos honrosamente este festival que já faz parte do calendário de aniversário de Presidente Prudente e do calendário turístico do Estado de São Paulo", enfatiza. A temática escolhida para esta edição é animais.

Jornal O Imparcial Ontem, parceiros estiveram reunidos no campo da FCT/Unesp, em Presidente Prudente, local onde será realizado a 31ª edição do Festival de Pipas, no domingo, a partir das 9h

 

Conscientização


O representante da Energisa no local, Glauco Figueiredo, afirmou que a companhia de energia irá montar, no dia do evento, uma base de simulação para exemplificar os riscos do choque elétrico e a importância de soltar pipas longe das linhas de transmissão de energia. Além disso, a Energisa trará para o campo da FCT/Unesp a tenda do Conta Cidadã, projeto próprio que incentiva a troca de lixos recicláveis por descontos na conta de energia. "Agora, os participantes também podem destinar o benefício para uma instituição filantrópica de Prudente", expõe.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), haverá a distribuição de uma cartilha educativa para instruir crianças e jovens sobre o uso perigoso de cerol e linha chilena. "O material também orienta sobre a importância de se respeitar o lugar adequado para empinar pipas, preferencialmente distante de vias com tráfego de veículos", aponta.

Já a equipe da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) marcará presença no festival para promover orientações sobre o trânsito e garantir a segurança do fluxo no local. O 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente disponibilizará duas viaturas de salvamento como atração para o público, que pode conferir os equipamentos utilizados na execução do trabalho dos bombeiros.

 

Terceiro setor


Conforme o presidente da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), Floriano Ielo, o órgão irá representar as 35 entidades vinculadas, contudo, apenas duas delas serão contempladas com a verba arrecadada durante o Café Solidário. "As duas instituições sorteadas este ano foram o Esquadrão da Vida e Associação O Amor é a Resposta. Convidamos todo o público para comparecer até às 10h em nossa tenda e comprar um café e uma fatia de bolo. Durante o almoço, serão vendidos salgados e refrigerantes", salienta.

Segundo Floriano, a verba obtida no ano passado foi de R$ 5,4 mil. "A expectativa este ano é ultrapassar esse valor", frisa. A coordenadora do Esquadrão da Vida, Jania Medeiros, conta que os recursos adquiridos serão destinados para a recuperação de dependentes químicos, enquanto a assistente social da Associação O Amor é a Resposta, Maria Geni da Silva, aponta que o amparo financeiro será utilizado para custear trabalhos voltados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Movimento Seja Gentil também será incorporado ao festival este ano. A coordenadora da campanha de mobilização, Paulina Paulino, diz que a ação ganhará o suporte de 41 acadêmicos de seis empresas juniores da FCT/Unesp. "O nosso trabalho consiste em acolher o público e dar orientações sobre o evento. Também iremos trazer uma pipa gigante, que não estará dentro da competição, para promover a nossa missão de disseminar gentileza e solidariedade", enfatiza.

O Grupo Matsuda também estará presente no evento com um estande para a distribuição de amostra de rações.

 

Doação

O assessor do Programa de Serviços Leonísticos para Crianças, Iran Braga Miranda, destaca que a associação fará a distribuição gratuita de pipas para crianças que não levarem as suas para o evento. Iran ressalta, contudo, que a quantidade é limitada. Este ano, 200 pipas estarão disponíveis para o público infantil. Todas elas serão confeccionadas no momento do evento. "Vamos trazer papel e vareta e montar as pipas na hora", salienta. Já a companhia de viagens Andorinha distribuirá balões, pirulitos e miniônibus para a população e contemplará os quatro vencedores do festival com passagens de ida e volta dentro da região.

 

Comunicação

A Rádio 98 FM de Presidente Prudente ficará responsável pela apresentação do evento e o sorteio de prêmios. Nesta edição, o público presente concorre a quatro bicicletas, patrocinadas pela Artenge, Unimob e Royal. O evento também contará com a tradicional tenda do museu, organizada pelo filho do patrono do evento, João Carlos, que irá expor edições do jornal O Imparcial desde 1981.

 
Publicidade

Veja também