Reunião define novas estratégias para conter avanço da dengue

O chefe do executivo determinou a intensificação dos mutirões de cata-treco e zeladoria, que vêm ocorrendo aos fins de semana

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/01/2023
Horário 17:00
Foto: Rodolfo Viana
Ações estão focadas, sobretudo, no combate ao descarte irregular de lixo na cidade, que tem se tornado um problema crônico de saúde pública
Ações estão focadas, sobretudo, no combate ao descarte irregular de lixo na cidade, que tem se tornado um problema crônico de saúde pública

O prefeito Ed Thomas (sem partido) convocou nesta quinta-feira (26) uma reunião com as equipes da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), para tratar de novas medidas visando conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

As ações estão focadas, sobretudo, no combate ao descarte irregular de lixo na cidade, que tem se tornado um problema crônico de saúde pública. O chefe do executivo determinou a intensificação dos mutirões de cata-treco e zeladoria, que vêm ocorrendo aos fins de semana. Ele também solicitou o apoio da Polícia Militar Ambiental, por meio do capitão PM Júlio Cesar Cacciari de Moura, para multar com mais frequência os infratores, uma vez que o descarte irregular configura crime ambiental.

Outra alternativa estudada pelo grupo é a instalação de câmeras de monitoramento em locais já mapeados como pontos de descarte. “Precisamos fechar o cerco contra essas pessoas que estão emporcalhando a nossa cidade. Não existe justificativa para essa atitude que traz tantos transtornos à nossa cidade, seja do ponto de vista ambiental, seja da saúde pública. O mosquito da dengue se reproduz nesses locais, os escorpiões, também”, declarou o prefeito Ed Thomas.

É importante ressaltar que a dengue segue com números alarmantes. Em 2023, já foram registrados 71 casos de dengue, e outros 751 registros aguardam resultados dos exames. No ano passado, foram 7.383 positivos e seis óbitos, além de uma morte suspeita aguardando confirmação.

 

ECOPONTOS
O município dispõe, atualmente, de quatro ecopontos para descarte de resíduos não orgânicos, sendo um apenas para pneus, localizado no Recinto de Exposições, e outros três para materiais diversos, como móveis, podas de árvores, eletrodomésticos, pequenas porções de entulho e até óleo de cozinha. Eles estão localizados nos seguintes endereços:

  •   ECOPONTO SABARÁ
    Rua Adelino Rodrigues Gatto X Rua Afonso Vincoleto

 

  • ECOPONTO CAMBUCI
    RUA João Lopes do Nascimento S/Nº
  • ECOPONTO RESIDENCIAL BONGIOVANI
    Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani X Rua Paulo Aniceto Siqueira

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também