Revoada de garças-vaqueiras embeleza finais de tarde em Teodoro Sampaio

Fotógrafos da região registraram momento em que centenas delas se dirigem ao dormitório no entorno do Morro do Diabo; ave ocupa áreas onde gado está presente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/10/2022
Horário 17:22
Foto: Adriano Kirihara
Após passarem o dia em pastos, garças-vaqueiras retornam ao dormitório nos finais de tarde
Após passarem o dia em pastos, garças-vaqueiras retornam ao dormitório nos finais de tarde

Um vídeo publicado pelo fotógrafo prudentino Adriano Kirihara em sua conta no Instagram revela um espetáculo da natureza que ocorre em Teodoro Sampaio: a revoada de um bando de garças-vaqueiras com destino ao seu dormitório no entorno do Parque Estadual Morro do Diabo. A filmagem impressionante foi feita no final da tarde desta terça-feira. Além do vídeo (assista no final da matéria), ele também registrou fotos, cedidas a O Imparcial.

Kirihara prestigiou o show apresentado pelas aves após conhecer o local por meio do também fotógrafo José Roberto Pireni, que é vizinho do Morro do Diabo e se aventura pela natureza para fazer registros da rica biodiversidade de Teodoro Sampaio.

Ele conta que chegou pela primeira vez ao dormitório das garças-vaqueiras há cerca de três anos e eventualmente consegue capturar o momento em que elas retornam em bandos para o local. “Durante o dia, elas ficam distribuídas pelos pastos e, à tardezinha, voltam em bandos de 150 a 200 aves”, expõe.

Kirihara aponta que, sempre que mostra os registros, as pessoas ficam surpresas com o fato de o espetáculo acontecer em Teodoro, mesmo aquelas que residem na cidade. “A natureza tem essas surpresas e é importante que o fotógrafo esteja sempre em busca desses momentos, prestando atenção nos habitats dos animais para poder descobrir locais como o dormitório das garças e garantir esse tipo de registro”, pondera.

Foto: Adriano Kirihara - Imagem documenta momento em que aves retornam ao seu dormitório

Rede de proteção

Pireni, que é um aventureiro das matas da região do Morro do Diabo, identificou o dormitório em uma de suas andanças e até levou um ornitólogo (profissional que se dedica ao estudo das aves) para ajudá-lo a entender por que elas se concentram ali. O profissional então lhe explicou que estas garças se deslocam dezenas de quilômetros para dormirem juntas como forma de proteção. “Se elas estivessem sozinhas, seriam presas fáceis para predadores”, ressalta.

O fotógrafo relata que as garças-vaqueiras levam tal nome porque ficam pelos pastos fazendo a “limpeza” de carrapatos e insetos na pelagem do gado. Aos finais de tarde, já alimentadas, tomam o caminho em direção ao dormitório. “Quando elas chegam, é um barulho danado e incrível!”, completa.

Foto: Adriano Kirihara - Dormitório fica no entorno do Parque Estadual Morro do Diabo

Espécie gregária

Conforme o Guia de Aves do Pantanal, da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Pantanal, a garça-vaqueira, também conhecida como garça-boiadeira e garça-carrapateira, veio da África ao continente americano e se espalhou rapidamente, hoje ocupando todas as áreas abertas onde o gado esteja presente.

Ela se reproduz em colônias e, mesmo fora do período reprodutivo, é muito gregária, possuindo pousos noturnos de dezenas, centenas ou mesmo milhares de indivíduos. Tanto esses pousos, como os ninhais reprodutivos, se localizam em galhos sobre a água.

Ainda segundo o guia, sua plumagem é branca, especialmente quando juvenil. No período reprodutivo, desenvolve uma plumagem alaranjada no alto da cabeça, peito e costas. Essa coloração diferenciada permanece, embora esmaecida, na plumagem do adulto. É um pouco maior do que a garcinha, mas se diferencia pelo bico amarelo, de formato mais cônico, pernas e pés totalmente negros. No auge do período reprodutivo, as pernas e pés ficam alaranjados por completo, diferentemente da garcinha, que sempre mantém os pés amarelos em qualquer época do ano ou idade.

O guia pontua que é uma garça insetívora, caçando seu alimento longe da água.

Publicidade

Veja também