Risco de suspensão

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/10/2025
Horário 04:14

Serviços de saúde correm risco de serem suspensos ou até interrompidos em Prudente, conforme pronunciamento feito da tribuna da Câmara pelo vereador Demerson da Saúde (Rep), líder do governo junto ao Poder Legislativo.

QUESTÃO DE FUNÇÃO
Os serviços são os dos PAs (Pronto Atendimentos) do Jardim Santana e da Cohab; e do Same (Serviço Móvel de Emergência), que utilizam auxiliares de enfermagem; sendo que o conselho de classe diz que a função é de técnico de enfermagem.

AJUSTE DE CONDUTA
Conforme o vereador, a Secretaria Municipal de Saúde não tem concurso para técnicos e a sugestão é de que seja firmado TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho). 

LEI ESPECÍFICA
O Coren-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) levou o assunto ao  MTP. Demerson sugere que a administração municipal possa criar lei específica de aproveitamento dos auxiliares de enfermagem.

TRATATIVAS DO SAMU
O mesmo vereador solicitou do presidente da Câmara, William Leite (PP), abertura de expediente para tratativas sobre implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) em Prudente. 

DEIXADO DE LADO
Ao tratar do assunto na tribuna, o vereador lamentou que a direção do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) tenha deixado de lado os vereadores de Prudente nessa discussão, incluindo as tratativas com o governo federal.  

UMA CONJECTURA
Conforme Demerson, o Same presta serviço de excelência e o Samu poderia representar a desativação de seis ou sete ambulâncias; se substituídas por duas do serviço de origem federal que estabelece uma ambulância para cada 100 mil habitantes. 

ASSUNTO VENTILADO
O Plantão recebeu dados sobre consórcio no interior paulista, que estaria sendo investigado por gastos exorbitantes em contratação de equipamentos para eventos. Assunto “ventilado” por vereadores na última sessão da Câmara. 

REQUER CAUTELA
Publicação sobre o assunto leva a possíveis vários questionamentos que precisam de esclarecimentos para que o fato seja debatido mais amplamente. Alguns vereadores prudentinos manifestaram cautela para tratar sobre o assunto. 

BELA HISTÓRIA
Por 40 anos de serviços prestados à administração pública municipal, a servidora Cidinha Trujillo foi homenageada com Cartão de Prata na segunda-feira desta semana (29). Iniciativa do vereador Guilherme Alencar (Rep).  

BEM EXPRESSIVA
A solenidade foi marcante, com expressiva presença de público. O Plantão voltará a noticiar sobre o fato. O vice-prefeito José Osanam (PL) esteve presente e falou em nome do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep).

REFORMA GERAL
A Escola Municipal Professor João Bohac, localizada no Jardim Planaltina, requer reforma geral. É o que pede o vereador Izaque Silva (PL) à Seduc (Secretaria Municipal de Educação), através de requerimento. Escola inaugurada em 1990.

Publicidade

Veja também