Riscos de acidentes domésticos aumentam nas férias

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 06/01/2016
Horário 06:06
 

A presença das crianças em casa durante o período de férias escolares pode ser um momento de grande alegria para toda a família, mas também exige uma série de precauções para evitar que este período termine de maneira trágica. "Algo que pode não fazer nada para um adulto, é capaz de gerar grandes riscos para as crianças", alerta o capitão PM Orival Santana Júnior, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Presidente Prudente.

O capitão lembra que cada cômodo de um imóvel pode gerar riscos para os pequenos e, portanto, ressalta algumas ações que podem ser tomadas em cada um deles para evitar acidentes. Na cozinha, as recomendações são guardar as sacolinhas plásticas em locais altos, pois elas podem causar sufocamento, principalmente para crianças com menos de um ano. As panelas devem ser mantidas com os cabos voltados para a parede, para que não sejam alcançados pelos pequenos. Outra recomendação é que sejam utilizadas as bocas na parte de trás do fogão.

Jornal O Imparcial "Algo que pode não fazer nada para um adulto, é capaz de gerar grandes riscos para as crianças", alerta o capitão

O botijão de gás deve ser sempre mantido do lado de fora da casa, em ambiente aberto e ventilado, e caixas de fósforo devem ser guardadas no alto, para que não sejam alcançadas. Ainda na cozinha, facas e garfos devem ser colocados de cabeça para baixo, no escorredor, e o local onde eles são guardados não deve ficar ao alcance das crianças. Copos de vidro também não devem ser usados por eles.

 

Mais cuidados


Na sala, é preciso ter cuidado com o excesso de aparelhos eletrônicos na mesma tomada, o que traz risco de curto-circuitos e até mesmo de incêndios (o ideal é um aparelho em cada tomada). As quinas dos móveis devem ser protegidas e é necessário evitar posicionar móveis abaixo de janelas, que, principalmente nos apartamentos, devem ter tela ou grade de proteção. É necessário também que o suporte da televisão esteja bem fixado, e tapetes que podem escorregar devem ser retirados. Objetos pequenos, que podem ser engolidos, também devem ficar fora do alcance das crianças.

Na dispensa, o armário de produtos de limpeza deve ficar sempre no alto ou pelo menos trancado, e o mesmo vale para o armário de remédios. No banheiro, ao utilizar a banheira, é necessário ter cuidado com a temperatura da água, que pode ser medida com um termômetro ou mesmo com a parte mais sensível do antebraço. Vasos sanitários, espelhos e também o tanque, na área de serviço, devem estar bem fixados. Até mesmo baldes cheios de água e o chão molhado podem causar graves acidentes.

Por fim, na área externa, as piscinas devem ser sempre cercadas com grades de proteção, que têm que ficar trancadas enquanto o local não é utilizado. Na piscina, é necessário a presença de um adulto com as crianças, que podem utilizar coletes salva-vidas ou mesmo boias de braço, mas sempre sob supervisão. As bombas de sucção também devem ser desligadas quando a piscina for usada. Até mesmo plantas venenosas, como a comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, bico-de-papagaio, tinhorão e espirradeira, que são venenosas, podem gerar sérios riscos e devem ficar longe das crianças.

 

 

AFOGAMENTOS


Piscinas devem ser cercadas com grades de proteção, que têm que ficar trancadas, e é sempre imprescindível a presença de um adulto com as crianças, que podem utilizar coletes salva-vidas ou boias de braço

 

INTOXICAÇÃO


Plantas venenosas, como a comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, bico-de-papagaio, tinhorão e espirradeira, que são venenosas, podem gerar sérios riscos e devem ficar longe das crianças

 

QUEIMADURAS


Panelas no fogão devem ser mantidas com os cabos voltados para a parede, para que não sejam alcançados pelas crianças, e outra recomendação é que sejam utilizadas as bocas na parte de trás do fogão

 
Publicidade

Veja também