Rita Maleski, artista plástica de Rosana, mostra poder em arte

Rita Maleski diz que suas pinturas revelam fases diferentes: de repente a natureza, a Bíblia e agora está pintando mulheres afros

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/01/2017
Horário 09:08
 

Autodidata, Rita de Cassia Rodrigues Maleski, moradora de Rosana, chama a atenção com a sensibilidade de suas pinturas em telas, talvez, desconhecidas por muitos que revelam em dado momento uma fase diferente: de repente a natureza, a Bíblia. Sim, a Bíblia. Ela lê textos, os pensa e reproduz em desenhos. Que acreditem, já conseguiu restaurar até casamentos. É, a arte tem o poder de transformação. Agora, segundo ela, está em um momento de evidenciar figuras femininas afros. "Adoro vesti-las e adorná-las . Talvez simbolizem as bonecas que não tive na infância, vou criando as vestimentas, as joias, enfeites da cabeça... amo a África e assim perco a noção do tempo. Amo criar!", exclama a artista plástica que é farmacêutica bioquímica e advogada atuante.

Jornal O Imparcial Rita define a arte como sendo vida, alegria, paz: "Quem canta os males espanta!"Rita conta que desde menina sempre gostou muito de desenhar, porém, cresceu na área rural, e nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola de belas artes. Foi fazendo seus desenhos, trabalhos artísticos, até que, há mais de dez anos, começou a pintar quadros.

"Faço de tudo um pouco, mas academicamente tenho dificuldades com luz e sombra, por isso preciso de ajuda profissional para finalizar com mais perfeição um trabalho. De modo geral gosto de criar ou aperfeiçoar desenhos e trabalhar com massas e relevos. Adoro ver o resultado!", ressalta Rita.

A artista diz se identificar com o bonito, com as cores, as flores, o pôr-do-sol, com o olhar vago e triste de uma criança e também com o sorriso. "É do momento. Tudo que Deus criou é bonito. Em relação aos grandes nomes da arte da pintura, gosto dos impressionistas. Por exemplo, a suavidade de Oscar-Claude Monet, sua leveza me agradam, trazem paz", frisa.

As obras de Rita são de tamanhos variados. Conforme ela, geralmente gosta de fazer quadros grandes medindo 100 x 90 centímetros ou até maior. "Quanto às africanas faço de todos os tamanhos, inclusive bem pequenas, quando aproveito sobras de MDF transformando em pequenas telas. Há uns seis meses tenho me dedicado apenas às africanas. Como sempre, foi um processo natural, de repente vem uma ideia e lá estou eu criando outra", destaca.

 

Coração generoso

Pelo tempo e as obras primas que Rita cria, digamos que poderia estar ganhando muito dinheiro com isso. No entanto, como o trabalho é feito por prazer, ela acredita que dentre dezenas já produzidas deva ter vendido apenas umas três.

"Nunca expus, oficialmente. Uma vez fiz uma pequena mostra em um evento, na igreja Nova Jerusalém aonde há algumas telas minhas. Tenho doado outras para o Lar São Francisco de Assis, e algumas telas podem ser vistas no Hospital Regional Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente", expõe a advogada.

 

Um pouquinho de Rita

Moradora de Rosana desde 1967, a farmacêutica Bioquímica e advogada, formada pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) define a arte como sendo vida, alegria, paz: "Quem canta os males espanta!", exclama.

Filha de um casal de agricultores, conta que por ter se casado tarde, aos 40 anos, com Milton Paulo Maleski e não tiveram filhos. Mas, os tem em sua arte. "Meu marido é uma benção! Me ajuda e me incentiva muito em tudo o que faço. Por anos ele atuou como profissional de TV, fazia direção e gosta muito de jornalismo. Preciso agradecê-lo por tudo, inclusive por esta reportagem que surgiu após ele postar algumas obras minhas no facebook", enfatiza a artista plástica.

 

Arte que restaura

Como já mencionado, Rita já conseguiu com sua sensibilidade ao retratar a Palavra de Deus, restaurar casamentos. Quem expõe essa "graça" é o pastor José Carlos Nogueira, de uma das igrejas Nova Jerusalém de Presidente Prudente, onde estão algumas obras de dela.

Ele revela que tem em sua casa, um quadro dessa artista, abençoada por Deus, atrás de sua mesa, qual referencia a passagem bíblica do Lava Pés. Certo dia ele recebeu a visita de um casal que estava em processo de separação. Ali, o pastor os explicou o que é o matrimônio, leu textos da Bíblia... Após um tempo, encontrou o esposo e lhe perguntou como o casal estava. A resposta foi a manifestação de uma bênção!

"Ele me disse que estava tudo muito bem. E confessou-me que as leituras, os conselhos que lhes dei foram valiosos, porém, o que realmente o tocou foi o quadro que estava na parede onde ele ficou observando Jesus, com toda a sua grandeza, humildemente, lavando os pés de seus discípulos. Ele disse que pensou: ‘não estou fazendo isso com a minha esposa’. Então, a Rita consegue com suas obras bíblicas tocar os corações das pessoas que revivem ali diante delas as escrituras sagradas", enfatiza o pastor.

 
Publicidade

Veja também