Roda de conversa

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 01/07/2023
Horário 08:20
Foto: Divulgação | AI
Gilmar Bernardino de Souza, advogado especialista em Direito Previdenciário, falou sobre o Estatuto do Idoso e Direitos Previdenciários no CCI de Pirapozinho
Gilmar Bernardino de Souza, advogado especialista em Direito Previdenciário, falou sobre o Estatuto do Idoso e Direitos Previdenciários no CCI de Pirapozinho

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) de Pirapozinho realizou no último dia 29, uma roda de conversa ministrada pelo advogado e empresário, Gilmar Bernardino de Souza, sobre “Estatuto do Idoso e Direitos Previdenciários”.
Na oportunidade, foram compartilhados conhecimentos e instruções sobre os benefícios previdenciários e assistenciais previstos na Legislação, os requisitos para obtê-los, as situações que se encaixam ou não na lei, além de outras orientações.

Mais crescimento
Narandiba está entre as cidades do oeste paulista que mais cresceram, segundo dados do Censo 2022. A população saltou 33,23% na cidade, já em Pirapozinho, o crescimento foi tímido, 2,64%, assim como Estrela do Norte, 1,69%. 
Tarabai e Sandovalina estão entre as cidades com queda na população. A contagem da população tem impacto direto na receita dos municípios. Isso porque, cidades que perderam habitantes passam a receber menos dinheiro do governo federal. 

Reprodução | Site oficial Prefeitura de Narandiba

Narandiba está entre as cidades que mais cresceram no oeste paulista, segundo o Censo 2022

Cálculo do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) envia os dados para o TCU (Tribunal de Contas da União) que usa as informações para calcular o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para o ano seguinte, que para as pequenas cidades acaba sendo a principal receita.

Amenizar a queda de repasses
Com risco de comprometimento e inviabilização de políticas públicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que ameniza esta queda de repasses especialmente para cidades que perderam habitantes.
A lei estabelece um regime de transição de dez anos para mudança de coeficiente para os municípios que migrarem para faixa abaixo do FPM.

Estrela do Norte arrecada 7 kg de medicamentos vencidos e em desuso
A Divisão de Saúde e Saneamento, por meio da farmácia da Unidade Básica de Saúde, intensificou a campanha de descarte consciente de medicamentos vencidos ou em desuso. O projeto começou a ser desenvolvido em 2021, com a instalação de um totem para o recebimento desses medicamentos na UBS. 
Nos meses de maio e junho, a Divisão reforçou as ações de conscientização sobre o descarte responsável e, também, sobre o uso racional de medicamentos, por meio de divulgação de informações e de visitas domiciliares.
A ação trouxe resultados positivos e foram recolhidos 7 kg de medicamentos vencidos ou em desuso. Isso significa que, são menos medicamentos que poderiam ter sido descartados de forma incorreta, contaminando o meio ambiente, ou ingeridos acidentalmente, afetando a saúde da população.
Parabéns Estrela do Norte pela iniciativa. Vale ressaltar que, o totem para o descarte consciente fica disponível na UBS (Unidade Básica de Saúde), para o descarte deste tipo de medicamento.

Divulgação | AI

Ação arrecada 7 kg de medicamentos vencidos ou em desuso; totem continua permanentemente instalado na UBS para descarte de remédios em Estrela do Norte

Coleta Seletiva
Esta semana, a Prefeitura de Tarabai recebeu os equipamentos para o barracão de reciclagem. Segundo o chefe do Executivo, Roque da Farmácia, um importante marco para o Programa de Compensação Ambiental da cidade.

De Pirapozinho para o melhor da sétima arte!
Dan Rosseto comemora a aprovação no Prêmio de Humor do Porchat com o projeto de montagem de uma comédia inédita: “Elas São de Matar”. A estreia está prevista para 2024. Dan já coleciona outros trabalhos de sucesso, inclusive como roteirista da série “As aventuras de José e Durval”, baseada na história da dupla Chitãozinho e Xororó.
Dan é ator, dramaturgo, roteirista, diretor de cinema e tem suas raízes em Pirapozinho, motivo orgulho para nossa cidade e região. Sucesso sempre!

Reprodução Redes Sociais

Dan Rosseto celebra mais uma grande conquista: aprovação no Prêmio de Humor do Porchat

Publicidade

Veja também