Rodrigo Castelhano é fotógrafo de gastronomia

SINOMAR CALMONA

Fotógrafo Rodrigo Castelhano agora tem coluna semanal de fotos de gastronomia, na revista Domingo

COLUNA - Sinomar

Data 09/07/2022
Horário 04:46

BOM DIA
"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama Ontem e o outro, Amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para fazer, acreditar, amar e viver." Dalai Lama, monge tibetano, filósofo e escritor

SHOKONSAI
Começa hoje, às 16h, a aguardada celebração do Shokonsai, no Cemitério Japonês de Álvares Machado. A colônia japonesa realiza a festa para cultuar seus antepassados. O evento completa 102 anos. Um século de muitas histórias marcadas por lutas, perdas, perseverança, conquistas e, principalmente, gratidão. 

PROGRAMAÇÃO
O destaque principal, como todos os anos, no Shokonsai, é o ritual das velas e, nesta edição, a gastronomia nipônica. Na programação do primeiro dia, a partir das 16h, o público poderá se divertir no show com Nobuhiro Hirata e convidados, na praça de alimentação, local onde uma gastronomia toda especial estará sendo servida aos presentes, com as delícias da cultura nipo, como: sushi, temaki, sashimi de tilápia, sashimi de salmão, karaage, sobá, gyudon, yakisoba, guioza, tempurá, yaki manju, mochi, karintô, sorvete frito, além de pastel e espetinho.

ESPIRITUALIDADE
O japonês tem um nível de espiritualidade diferente. O dia do Shokonsai é o dia que ele está convidando as almas de todos os antepassados para voltarem. Para o japonês, ter os antepassados novamente com eles é motivo de alegria. Por isso, entregam flores, comidas que os antepassados mais gostavam e, além de tudo, tem música. Tem tudo que significa alegria.

MISTÉRIOS
Uma curiosidade da celebração japonesa Shokonsai, em Álvares Machado: nunca choveu nos mais de 100 anos da festa e todos têm a impressão que para de ventar, pois as velas permanecem acesas durante o dia inteiro em todos os túmulos. Outro mistério do Shokonsai é registrado no ritual das velas. Às 17h, voluntários colocam uma vela em cada túmulo e todas queimam por inteiro. 


LARYSSA KRETCHEOFF BARBOSA E JORGE DENORI CASARAM-SE DIA 2 DE JULHO, NO FANNY EVENTOS


OSWALDO JOSÉ BARBOSA CONDUZIU A FILHA LARISSA 


ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA, NO V ENCONTRO DE ENGENHEIROS CARTOGRÁFICOS, NA VOX2YOU


 

Publicidade

Veja também