Romance indiano abre mostra de cinema hoje, no Sesc de Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/08/2016
Horário 09:34
 

Durante as terças-feiras de agosto, o telão instalado no Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe cinco filmes asiáticos e mostra a diversidade cinematográfica dos países daquele continente no especial Cine Ásia. A primeira sessão é nesta terça-feira, com o romance indiano "Lunchbox", a partir das 19h30. A exibição é gratuita.

A mostra de cinema propõe apresentar a diversidade estética e temática de filmes produzidos no continente asiático, com cinco trabalhos que se destacam pela originalidade e qualidade de crítica e público. Durante as terças do mês, os filmes exibidos gratuitamente representam a Índia, o Irã, o Japão, Hong Kong e Líbano.

Jornal O Imparcial "Lunchbox", do diretor Ritesh Batra, será exibido a partir das 19h30, no Bosque da unidade

Com 102 minutos de duração, "Lunchbox", do diretor Ritesh Batra, será exibido hoje. O Mumbai Dabbawallahs é um famoso serviço de entrega de comida em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro da empresa faz com que uma dona de casa frustrada com o casamento conheça um viúvo rabugento e recluso. Juntos, eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas pelas embalagens usadas pelo serviço de delivery. O filme, lançado em 2014, conta no elenco com Irrfan Khan e Nimrat Kaur.

No dia 9, a programação continua com "Onde Fica a Casa do meu Amigo?" (1987). Com Babek Ahmed Poor e Ahmed Ahmed Poor, o drama de 85 minutos representa o Irã. Morto em julho deste ano, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami conta a história de Ahmad, um garoto de 8 anos que pega por engano o caderno de seu colega Mohammad, ameaçado de ser expulso da escola se não levar o dever de casa. Ahmad precisa então devolver o caderno ao colega, mesmo que tenha que desobedecer a mãe e procurar Mohammad no vilarejo distante onde o menino mora.

No dia 16, o público confere "Rashomon", de Akira Kurosawa. Japão, século 11. Durante uma tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote conta os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, o samurai Takehiro. Em flashback, o julgamento do bandido Tajomaru é mostrado sob a ótica de quatro pontos de vista, quatro "verdades" que entram em conflito. O filme tem 88 minutos e tem no elenco Toshirô Mifune, Machiko Kyô e Masayuki Mori.

Representando Hong Kong, o especial exibe no dia 23, "O Voo do Dragão" (1973). Com 98 minutos de duração e direção de Bruce Lee, o longa mostra a história de Tang Lung, que é enviado a Roma para ajudar o tio Wang e a prima Chen Ching-hua no restaurante da família, ameaçado pela máfia italiana. Tang afasta os gângsteres, conquistando a admiração de Chen. O jovem ensina aos colegas as artes marciais chinesas, o kung fu, e comprova seu talento como lutador contra outras ameaças que surgem. No elenco, estão Bruce Lee, Chuck Norris e Nora Miao.

Para encerrar o Cine Ásia, no dia 30, haverá a exibição de "Valsa com Bashir", de Ari Folman. O documentário animado, lançado em 2009, retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila.

Todas as sessões do especial Cine Ásia são gratuitas e ocorrem no Bosque do Sesc. Para mais informações, acesse o portal sescsp.org.br/prudente.

 

serviço

CINE BOSQUE


Especial Cine Ásia


"Lunchbox"
(Dabba. Índia / França / Alemanha, 2014, 102 minutos. Drama / romance. Direção: Ritesh Batra. Com Irrfan Khan e Nimrat Kaur).

Dia 2 de agosto, terça-feira, às 19h30. No Bosque do Sesc Thermas. (Classificação indicativa: 12 anos)

Grátis

 
Publicidade

Veja também