Romeiros fazem caminhadas até Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 26/04/2022
Horário 04:14
Foto: Cedida
Caminhada de Caiuá
Caminhada de Caiuá

Alguns grupos estiveram no dia 19 em Santo Expedito, cujo trajeto foi feito através de caminhadas. Os romeiros se reuniram, organizaram e seguiram viagem e todos foram recebidos pelos organizadores da grande festa religiosa.

EM DOIS
No dia 19, dois jovens da Nova Alta Paulista foram até Flora Rica e pela manhã saíram da cidade rumo a Santo Expedito. Caminhavam com uma mochila cada e com apoio de um cajado. Fizeram duas paradas para descanso e chegaram à tarde na cidade. Uma missa foi pela manhã, mas conseguiram, mesmo cansados, assistir a segunda. Depois visitaram as obras do santuário.

CAMINHADA DA FÉ
Uma das tradicionais caminhadas para a festa de Santo Expedito agora tem seu ponto inicial em Presidente Epitácio. Na sexta-feira, dia 15, um grupo de 20 pessoas receberam a bênção do padre Genivaldo e seguiram para Caiuá, onde pernoitaram naquela cidade. Saíram de Caiuá, dirigindo-se para Presidente Venceslau e depois para Piquerobi, quando mais pessoas se juntaram ao grupo. Seus integrantes pernoitaram naquela cidade, no Ginásio de Esporte.

ÚLTIMA PARADA
Depois seguiram para Vila Paula, em Emilianópolis, onde pernoitaram mais uma vez e rumaram para Santo Expedito. O grupo chegou por volta das 16h30, quando seus 100 integrantes foram recebidos pelo próprio padre Genivaldo, o mesmo que fizera o envio em Presidente Epitácio. Participaram de uma missa em agradecimento pela tranquilidade que tiveram durante toda a caminhada.

PRÓXIMA
Os coordenadores, no final da caminhada, já abriram inscrições para o próximo ano, sendo certo de que todos se prontificaram a integrar o grupo. Desta vez, tinham dois adolescentes e esperam que outros mais participem da próxima caminhada no ano que vem.

DO AMAZONAS
Katia Finassi, devota de Santo Expedito e que mora em Manaus, Amazonas, veio para agradecer por graças alcançadas. Esteve na cidade participando das festividades religiosas e aproveitou para conhecer o santuário.

JUSTIFICATIVA
O prefeito Nenê Betio, acompanhando toda a festa, disse a esta coluna que o movimento de fiéis teve uma pequena redução, mas tudo em virtude de que viveram uma pandemia, quando festas anteriores não foram realizadas. Muitos dos presentes ainda usavam máscaras e tinha preocupação quanto ao distanciamento.

ÔNIBUS
Da região da Nova Alta Paulista eram inúmeros ônibus que transportavam romeiros para as festas de Santo Expedito. Como até mesmo a Jandaia, que faz a ligação normal suspende temporariamente a linha, por segurança a seus passageiros, os demais ônibus fizeram a mesma coisa. É que com a queda da pista da Rodovia Júlio Budiski (SP-501), a Prefeitura de Flora Rica providenciou imediatamente dois desvios, onde um possui três frágeis pontes, e o outro não oferece condições para o trânsito de veículos pesados. Assim reduziu muito a presença de romeiros.

MISSA
Missas do dia 19: a das 9h e a das 15h foram celebradas pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos, e das 19h pelo padre Umberto. Vários padres da região também se fizeram presentes ao evento dando suporte espiritual às celebrações.

MILAGRE
M. L. S., de Pirapozinho, esteve participando da missa das 15h para agradecer pessoalmente a Santo Expedito por uma graça alcançada, que ela entende como milagre. Numa de suas menstruações teve hemorragia por quase um mês seguido. Foi ao médico em Presidente Prudente, se medicou, mas não conseguia estancar o sangramento. Fez uma promessa, pedindo a Santo Expedito para interceder junto ao pai, para que seu problema tivesse solução e, como agradecimento iria até Santo Expedito agradecer pessoalmente. Dois dias depois tudo desapareceu como um passe de mágica e ele cumpriu o prometido.

FÉ EM TROVA
Santo Expedito protege
A quem no Pai acredita
Suas preces para Deus
São todas preces benditas
            (José Costa)

Publicidade

Veja também