Rosa dos Ventos chega neste fim semana a Paraguaçu com projeto

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/10/2015
Horário 08:59
 

O Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos, com o Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, chega nesta sexta feira a Paraguaçu Paulista. Serão três apresentações em locais públicos no centro e em dois bairros do município, além de uma oficina de técnica circense, tudo de graça! As apresentações ocorrem no Conjunto Habitacional Dona Lina Leuzzi, na Vila Gammom e na Praça da Matriz, hoje, amanhã e domingo.

A ação tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura e o patrocínio da Cocal Energia Responsável. No total, são 20 apresentações do espetáculo "Saltimbembe" e oficinas de circo para 16 cidades do Estado de São Paulo. As atividades começaram em agosto e seguem até o final deste mês.

As últimas encenações foram em São Paulo, Suzano e Osasco. "Essa foi a única etapa do projeto levada a grandes centros, o foco desta circulação são cidades de pequeno porte da nossa região oeste do Estado. Mesmo na capital e nos municípios de Suzano e Osasco, a proposta foi de descentralização, chegar também em locais onde as pessoas têm pouco ou nenhum acesso aos bens culturais", ressaltam os integrantes da trupe.

O projeto, conforme contam, está tendo uma grande adesão do público, a maioria das apresentações está sendo feita para rodas com mais de 500 pessoas. "As praças estão sempre lotadas, e isso nos dá uma satisfação enorme, além de termos certeza de que o recurso público e a arte estão realmente chegando aos moradores de forma bastante significativa".

"Saltimbembe" já foi apresentado em Anhumas, Iepê, Narandiba, Osasco, Presidente Prudente, Quatá, São Paulo, Suzano e Tarabai. Nesta próxima etapa, as cidades de Cândido Mota, João Ramalho, Nantes, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Rancharia e Taciba receberão o espetáculo. As apresentações acontecem sempre em espaços abertos, livres para a população.

Para o Rosa dos Ventos, este projeto é uma oportunidade de chegar em locais que ainda não esttiveram e de voltar a alguns municípios que não se apresentaram há um bom tempo. "Uma vez que, atualmente, o grupo tem circulado por cidades mais distantes, normalmente em grandes centros e lugares onde a fruição do bem cultural acontece de forma mais intensa". Até o momento, foram nove apresentações. "Estimamos que já atingimos um público de 3.500 pessoas. A expectativa é de que o projeto chegue a mais de 9 mil", finalizam.

 

Sobre o espetáculo

Trata-se de uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para  exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. É um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo.

 

saiba mais

ELENCO

Fernando Ávila (Dez pras Sete)

Gabriel Mungo (Beterraba)

Luiz Paulo Valente (Tiuria)

Robson Toma (Nicochina)

Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)

 

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

 

*Espetáculo

Paraguaçu Paulista

Dia 2 de outubro - às 20h

Local: Conjunto Habitacional Dona Lina Leuzzi

 

Dia 3 de outubro - às 17h

Local: Vila Gammom (ponto de cultura)

 

Dia 4 de outubro - às 20h

Local: Praça da Matriz

 

* Oficinas de circo

Paraguaçu Paulista

Dia 3 de outubro - às 9h

Local: Vila Gammom (ponto de cultura)

 

Taciba

Dia 6 de outubro - às 20h

Local: Praça do Altaneiro

 

Nantes

Dia 16 de outubro - às 20h

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida

 

Cândido Mota

Dia 19 de outubro - às 20h

Local: Praça Monsenhor David
Publicidade

Veja também