Rosa dos Ventos circula pelo Pontal do Paranapanema com espetáculo

“Hoje Tem Espetáculo! – HTE” chega a Prudente e a outras 5 cidades da região, com apresentações gratuitas entre os dias 18 e 26 deste mês

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/03/2023
Horário 08:00
Foto: Marcel Sachetti
“HTE” é um trabalho criado a partir de clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos
“HTE” é um trabalho criado a partir de clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos

O Grupo Rosa dos Ventos apresenta seu espetáculo mais antigo do repertório em seis municípios da região do Pontal do Paranapanema, com apresentações entre os dias 18 e 26 deste mês. As cidades contempladas são: Euclides da Cunha Paulista, neste sábado; Regente Feijó, no domingo; Presidente Prudente, no dia 22; Marabá Paulista, no dia 24; Sandovalina, no dia 25; e Ribeirão dos Índios, no dia 26.
A peça “Hoje Tem Espetáculo! – HTE” (2001) tem um extenso currículo, com mais de 500 apresentações. Após a estreia, o espetáculo acumulou uma grande jornada de apresentações no Pontal do Paranapanema, num circuito popular do Rosa dos Ventos que visitou dezenas de municípios, no campo e na cidade. Também passou por diversos festivais de circo e teatro.
A criação do espetáculo teve como referência as visitas que o grupo fazia a circos pequenos que circulavam por cidades próximas a Presidente Prudente. O espetáculo foi sendo tecido junto com a essas visitas e as experimentações que o grupo fazia em apresentações em escolas e festas infantis. Aos poucos, essas apresentações foram sendo levadas para a rua e a peça foi ganhando forma com novas cenas e técnicas circenses.
A proposta desse projeto, aprovado no Edital 42/2022 do ProAc (Programa de Ação Cultural), é chegar com o espetáculo a lugares que o grupo nunca esteve, no Pontal do Paranapanema. E também recuperar e registrar um pouco dessa história do espetáculo e do grupo, num bate-papo do Rosa dos Ventos com o Circo Dione, circo que também acumula uma grande circulação pelo Pontal do Paranapanema e que o Rosa dos Ventos conheceu quando o grupo começava sua jornada.

Um pouco mais do espetáculo

“HTE” é um trabalho criado a partir de clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. Com palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e convocadores da participação popular, o Rosa dos Ventos faz uma leitura própria desses elementos. 
O espetáculo é apresentado pelos palhaços Dez Pras Sete, Custipíl e Seu Lavanco, que se revezam nas funções de artistas de circo e músicos/sonoplastas. A proposta é divertir o público com suas caricatas relações e conflitos distantes da vida cotidiana. 
“HTE” é uma peça interativa, onde não existe a quarta parede da sala de teatro, e o público está sujeito a intervir e participar do espetáculo do começo ao fim, seja provocado pelo incômodo causado pelas tramas dos palhaços seja quando é convidado a entrar em cena, literalmente.

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES
Euclides da Cunha, dia 18 de março, 20h, Praça da Matriz
Regente Feijó, dia 19 de março, 20h, ao lado da Igreja, no Distrito de Espigão
Presidente Prudente, dia 22 de março, 20h, feira livre do bairro Jardim Panorâmico
Marabá Paulista, dia 24 de março, 20h, Praça da Matriz
Sandovalina, dia 25 de março, 20h, Praça da Matriz
Ribeirão dos Índios, dia 26 de março, domingo, 19h30, Praça Padre Guilherme Herber
Bate-papo online com o Circo Dioni, dia 6 de abril, quinta, 20h, nas redes sociais do Grupo Rosa dos Ventos




 

Publicidade

Veja também