Rosa e azul, quase preventivos

OPINIÃO - Luiz Kazuo Komoda

Data 07/12/2017
Horário 13:12

Outubro rosa e novembro azul passaram. Agora, em dezembro, podemos conjecturar sobre esse assunto, prevenção de câncer de mama e próstata. Através de exames na mulher e homem adultos, eles possibilitam dois resultados: positivo, ao detectar câncer na pessoa examinada; ou negativo, em caso de não detecção. Neste último caso, o resultado é aliviador. Porém, o que dizer da pessoa cujo exame acusa a presença da doença? Esse exame foi preventivo? É claro que não, pois o mal já está instalado. Antes, esse tipo de medida deveria chamar-se “checagem da mama ou próstata” do que “prevenção de câncer”.

A verdadeira prevenção - para não ficar doente - é possível sim. Simples e não onerosa até para o governo, se constitui em adotar estilo de vida saudável: usam-se oito remédios preventivos e até curativos (condicionados muito à fidelidade e perseverança do paciente às orientações). São remédios que passam pelo “faça do seu alimento o seu medicamento e vice-versa”, e mais 6 itens “além gastronômicos”. São remédios/alimentos da “fábrica de Jesus”, o Criador e Salvador apontado por Colossenses 1:13-19 e Genesis 1 e 2.

O primeiro item é o ar puro (privado do qual em alguns minutos, todo ser vivo morre). E o Criador iniciou tudo dando e mantendo esse fôlego de vida descrito em Gênesis 2:7. Outro item é a água pura (melhor em temperatura ambiente do que gelada ou quente). Alguns órgãos do nosso corpo são constituídos de mais de 90% de água. E Jesus é a “água da vida”, vide João 4:14. A alimentação vegetariana é a mais natural possível (em estado cru os vegetais são alimentos “vivos”, com toda vitalidade original). A carne só foi permitida como alimento logo após o dilúvio, que escasseou a oferta de vegetais. Carência hoje inexistente. A isso soma-se o sofrimento do confinamento e matança dos rebanhos  animais para termos razões de sobra para sermos vegetarianos completos.

Outro remédio natural é a atividade física sistematizada. Sedentarismo mata. Precisamos também do descanso diário (o sono da noite), semanal (o santo sábado, dia do Senhor oficial de descanso, determinado por Deus) e anual (as férias tão necessárias para descansar do estresse moderno). Outro remédio imprescindível é conduzir tudo com equilíbrio – físico, mental e espiritual. Este último aspecto é o mais vital de todos, nossa ligação com Criador Jesus Cristo, a confiança em Deus.

A verdadeira prevenção usa esses recursos – divinos. Já constatamos que recursos humanos são tão limitados e equivocados quanto a cabeça de seus autores. Se algum usuário desses oito remédios de Deus vier a contrair câncer, neste mundo problemático, a falha é explicada por: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”, afirma Deuteronômio 29:29.

Mas, felizes somos, você e eu, que podemos conhecer e praticar (quantos não pagariam fortunas para este acesso) estes recursos simples e eficientes criados por Jesus para nossa saúde. “Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir; E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam”, relata Deuteronômio 7:11-15. Nesta Terra provisória, a ser trocada muito em breve pela Terra perfeita, feliz e eterna com Jesus! Está escrito na Bíblia Sagrada.

Publicidade

Veja também