Rosana integra a Semana Estadual do Escorpionismo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/08/2022
Horário 07:12
Foto: Cedida
Rosana realiza Semana do Escorpionismo com orientações e palestras
Rosana realiza Semana do Escorpionismo com orientações e palestras

Implementada pela Secretaria de Estado da Saúde, a Semana Estadual do Escorpionismo tem como finalidade conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados para evitar os acidentes com picadas de escorpião que podem aparecer dentro e casa, nos quintais, em parques e jardins. Durante esta semana, a Vigilância Sanitária de Rosana realiza várias atividades educativas nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), com palestras e distribuição de folhetos com informações de prevenção contra o aparecimento de escorpião.
De acordo com a Vigilância, o grupo mais suscetível ao envenenamento grave por picada de escorpião são as crianças com até 10 anos de idade. Nestes, e nos demais casos de picada, o atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível.

Cuidados

A Vigilância Sanitária de Rosana orienta que os escorpiões são aracnídeos peçonhentos, que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Eles não atacam as pessoas, normalmente as picadas ocorrem de forma acidental, como quando as pessoas encostam no animal sem perceber, com as mãos, pés ou outra parte do corpo.
A Vigilância explica que é comum esses aracnídeos se esconderem próximo às residências, terrenos abandonados e com entulho, embaixo de restos de materiais de construção (madeira, telhas, tijolos e pedras) e em lixo, mato e jardins.
Eles procuram lugares escuros e úmidos, e se alimentam, principalmente, de baratas, que devem ser combatidas. A Vigilância orienta ainda que, caso o morador necessite exterminar o escorpião encontrado, tenha cuidado de manter distância da mão com o animal. É preciso guardar o escorpião em um frasco plástico, com álcool líquido para identificação pelos agentes competentes.

SERVIÇO
Em caso de aparecimento de escorpião, a orientação é informar a Vigilância Sanitária de Rosana pelo telefone (18) 3284-1163. O morador receberá todas as orientações necessárias.

Foto: Cedida

Orientação quando capturar um escorpião é informar a Vigilância Sanitária da cidade

Publicidade

Veja também