Rotary e Vigilância na campanha vacinal contra a poliomielite

SINOMAR CALMONA

O presidente do RCPP Sul, Jair Bernardi, lembrou que a Fundação Rotária do Rotary Club Internacional destina verba para a erradicação da pólio no mundo

COLUNA - Sinomar

Data 29/12/2020
Horário 04:05
Integrantes do Rotary Sul, Vigilância Epidemiológica Municipal, pais e filhos sorteados na campanha vacinal contra a poliomielite
Integrantes do Rotary Sul, Vigilância Epidemiológica Municipal, pais e filhos sorteados na campanha vacinal contra a poliomielite

Em parceria com a loja Pirlimpimpim, o RCPP (Rotary Club Presidente Prudente) Sul  e a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) se reuniram na tarde de terça-feira (22) para entregar velotróis a cinco crianças que foram sorteadas na campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada nas 27 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Prudente entre outubro e novembro. O presidente do RCPP Sul, Jair Bernardi, lembrou que a Fundação Rotária do Rotary Club Internacional destina verba para a erradicação da pólio no mundo e, hoje, o foco é zerar o número de casos, sobretudo, no Continente Africano. “Não podemos permitir que essa doença retorne ao Brasil, por isso, campanhas como essa devem persistir”, destacou. Conforme a diretora da VEM, Elaine Bertacco, Prudente não atingiu a cobertura vacinal esperada, já que a expectativa era de 95%, e foi registrado 80,76%, ou seja, de uma população infantil de 10.485 cadastrados, 8.468 receberam a dose contra a poliomielite.

 

Nomes populares

O BabyCenter Brasil divulgou o ranking anual de nomes de bebês feito com base em cerca de 350 mil cadastros. Pelo 10º ano consecutivo, o nome masculino mais popular foi Miguel. Já o feminino mais comum foi Helena, que já havia sido o mais escolhido em 2018 e 2019.

 

Nomes masculinos

Veja a lista dos 20 nomes de menino mais populares em 2020, pela ordem: Miguel, Arthur, Heitor, Théo,  Davi, Bernardo, Gael, Gabriel, Pedro, Samuel, Benício, Lucas, Benjamin, Matheus, Joaquim, Lorenzo, Ravi, Rafael, Isaac e Nicolas.

 

Nomes femininos

Os 20 nomes de menina, mais populares em 2020 foram: Helena, Alice, Laura, Manuela, Isabella, Sophia, Luísa, Heloísa, Liz, Cecília, Eloá, Júlia, Valentina, Lívia, Maitê, Maria Luísa, Antonella, Lorena, Giovanna e Elisa.

 

RAPIDINHAS

...

Hoje é o dia dos Santos Mártires Inocentes (crianças mortas pela perseguição de Herodes a Jesus Cristo).

...

Neste mesmo dia, em 1956 era inaugurada a Cooperativa de Laticínios Vale do Paranapanema.

...

Na virada do ano é empossada simbolicamente a nova diretoria da Acae, com Pedro Gushiken, na presidência.

...

Acae cancelou a tradicional confraternização japonesa de acolhida do ano novo (Shikenkai), que ocorreria dia 1º de janeiro às 9 horas.

...

No Shinenkei a colônia japonesa presta homenagem ao Imperador do Japão, apresenta a diretoria, e serve o delicioso Ozouni (sopa de legumes com moti) que a tradição japonesa garante trazer boa sorte.

...

Estão esquecendo da dengue, mas ela está ai ainda...

...

A fotógrafa Claudia Koga é uma vitima recente da dengue, mas diz que já está quase recuperada.

...

Na porta do estabelecimento, o funcionário responsável por borrifar álcool gel, estava sem máscara.

...

Ponto final: Momento de agradecer por nossas vidas e orar por tantas famílias que sofrem este ano.

Publicidade

Veja também