Rotary Sudoeste promove campanha no mês do Doador de Sangue

A ação é em parceria com o Núcleo de Hemoterapia anexo à Santa Casa de Prudente e tem o objetivo de manter viva a tradição de salvar vidas

REGIÃO - Cassia Motta

Data 11/11/2025
Horário 16:37
Foto: Cedida
Campanha é realizada pelo terceiro ano consecutivo
Campanha é realizada pelo terceiro ano consecutivo

Em novembro o Brasil celebra o mês do doador de sangue. A data - 25 de novembro - destaca a importância da doação regular para salvar vidas e reforça o compromisso solidário com a saúde pública. E, neste mês, o Rotary Club de Presidente Prudente Sudoeste realiza a campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com o Banco de Sangue anexo à Santa Casa de Presidente Prudente. A campanha segue até o dia 30 deste mês.

“Este mês é dedicado ao reconhecimento e valorização de todos aqueles que praticam um dos gestos mais nobres de solidariedade: a doação de sangue. O Rotary convida toda a população de Prudente e região a participar dessa ação que salva vidas e fortalece vínculos comunitários”, explica o idealizador da campanha, Hullisses da Cruz Gonçalves.

“Unidos para fazer o bem”

Inspirados pelo lema rotário “Unidos para fazer o bem”, o clube mantém essa campanha como parte do seu calendário anual de impacto social. A iniciativa busca conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue, especialmente neste mês dedicado aos doadores.

Neste ano, o presidente do clube, Joel Viscaino Soares, assumiu o compromisso de manter viva essa campanha, reforçando seu valor e alcance. Como forma de reconhecimento e incentivo, o presidente realizou a doação de 850 unidades de chaveiros personalizados, que serão entregues durante todo o mês de novembro a cada pessoa que realizar uma doação de sangue.

De acordo com o clube, é um gesto simples, mas carregado de significado e gratidão, que simboliza o compromisso do Rotary com a valorização de quem salva vidas. O clube ressalta a importância da doação. “Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, auxiliando em tratamentos de doenças, cirurgias e emergências médicas. É um gesto simples, rápido e seguro, mas com poder de transformar imenso”.

Mobilização solidária

A agente em captação e assistente social do Banco de Sangue anexo à Santa Casa de Prudente, Zenaide Brito, conta que os estoques estão em queda e que são necessários todos os tipos sanguíneos, mas os tipos negativos estão mais baixos. “Ações como essa desenvolvidas pelo Rotary Sudoeste são fundamentais para fortalecer os estoques de sangue. A mobilização solidária promovida pelo Rotary incentiva novos doadores, fideliza quem já doa e amplia a visibilidade da causa, garantindo que o sangue chegue a quem mais precisa”.

Quem pode doar

- Qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde pode doar sangue;

- Ter entre 18 e 69 anos (menores com 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai ou mãe);

- Apresentar um documento oficial com foto;

- Não é necessário jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas três últimas horas que antecedem a doação.

SERVIÇO

O Banco de Sangue anexo à Santa Casa de Prudente funciona nos seguintes horários:

- Das 7h às 16h na segunda, terça, quinta e sexta-feira;

- Das 8h às 17h na quarta-feira;

- Das 7h às 11h aos sábados.

Foto: Cedida


Hullisses da Cruz Gonçalves é idealizador da campanha de doação de sangue

Publicidade

Veja também