Primeiro campeão do UFC (Ultimate Fighting Championship) e referência mundial do jiu-jitsu, Royce Gracie, ministra nesta terça-feira em Presidente Prudente um seminário de técnicas de imobilização. O evento é organizado pelo GTTO (Grupo de Treinamento Tático Operacional) e ocorre no tatame da Rua Tomogiro Ochiai, 70, no Jardim Bongiovani.
Ontem, a reportagem de O Imparcial foi até ao hotel, na Vila São Jorge, onde o carioca está hospedado. Questionado sobre a vinda para o oeste paulista, Royce Gracie relatou que foi difícil achar Presidente Prudente no mapa, porém gostou do “calorzinho” de quase 40º C da cidade. “Estou fazendo um tour pelo Brasil. Essa aqui foi uma das paradas. O Naim [organizador do evento] já vem me perturbando há quase um ano e meio para vir pra cá. Eu topei e tive que achar Presidente Prudente no mapa”, comentou sob risos o membro da família Gracie.
Segundo Gracie, o curso visa aprimorar as técnicas de quem já pratica jiu-jitsu e apresentar novos golpes para aqueles não conhecem a “arte suave”. “Ninguém vai lutar. Todo mundo vai é aprender”, emenda Royce, que indica que serão duas horas de curso. “Ensino jiu-jitsu há uns 46 anos. Meu pai [Hélio] e meu tio não ensinava a gente a lutar, mas, sim, ensinava-nos a ensinar. E, pra isso, tem que ter um certo tato”, conta o ex-lutador, que, atualmente, tem 56 anos de idade e roda o mundo ensinando jiu-jitsu em seminários do tipo.
“A arte marcial foi feita para você se defender em uma briga de rua, não foi feita para marcar ponto. O que eu mostro é a defesa em uma situação como você fosse se defender na rua. Como é feito o clinch ou como é que derruba caso uma pessoa queira te dar um soco ou um tapa. Se você cair por baixo faz isso, se cair por cima faz isso... enfim, tudo voltado para uma situação de rua”, finaliza Gracie.
Royce Gracie se notabilizou ao vencer o primeiro evento do UFC em 1993. Ele é tido como uma das principais figuras do principal evento de MMA (Artes Marciais Mistas) do mundo. Ele também competiu no Pride Fighting Championships, K-1 e no Bellator. Em 2003, foi o primeiro lutador a entrar para o Hall da Fama do UFC junto a um de seus principais oponentes, o norte-americano Ken Shamrock.
O policial civil, Naim Wehbi, é o responsável por trazer Royce Gracie a Presidente Prudente. Naim é o dono da GTTO, grupo que fornece cursos e treinamentos para agentes de segurança pública e privada.
Ele conta como se deu a negociação para trazer um dos membros da família Gracie para Prudente. “Foi mais de um ano e meio de conversa com o Royce para ver se eu conseguiria estar o trazendo pra cá para ministrar um curso de imobilizações táticas com o pessoal de segurança. Acabou dando certo. A expectativa está alta, tem até gente de Brasília entrando em contato comigo”, conta Naim.
Naim indica que de 50 a 70 pessoas devem participar do evento ministrado por Royce Gracie nesta terça-feira. A taxa de inscrição é de R$ 400 e a negociação é diretamente feita com Naim Wehbi por meio do telefone (18) 99139-6861.
Sinomar Calmona
Royce Gracie é o 1º campeão do UFC e referência mundial do jiu-jitsu