Rua sem wi-fi, o verdadeiro tesouro 

Com esse tema “Rua sem wi-fi, o verdadeiro tesouro” foi a recepção, que a escola infantil Objetivo, de uma cidade do interior de São Paulo, celebrou e homenageou o Dia dos Pais. Foi entregue a todos, uma caixa, escrito na tampa, essa mensagem acima descrita. Até correlacionei, intuitivamente com o “mapa do tesouro”. E realmente, o mapa do tesouro tem muitos significados, e podemos pensar sobre vários aspectos, principalmente voltado ao tema “Rua sem wi-fi”. 
Todos querem estar conectados com wi-fi e é a primeira pergunta ao adentrar um ambiente fora de casa. O conteúdo da caixa é surpreendente! Eram brinquedos feitos à mão e tradicionais como: pião, jogo de varetas, bolinhas de gude, cubo mágico, bilboquê, bate-bate (bolinhas) e outros. Qual é o verdadeiro valor sobre “estar conectado”? Como realmente é estar em conexão com algo, como os filhos, família, e o mundo? 
A Bíblia diz assim, Em Mateus 6:4: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas”. O ideal é que ao brincar, os pais possam desnudarem-se das telas e se entregarem e se interagirem nas brincadeiras com os filhos. Estejam presentes de corpo e alma ali com eles, concentrados nas brincadeiras. 
Conectar e ligar são elos necessários para a constituição dos vínculos. Os vínculos são construídos lentamente, onde é necessária uma boa afinação dos instrumentos chamados órgãos dos sentidos, envolvendo a emoção. Uma boa visão envolve um enxergar além dos olhos, intuir é necessário, envolve muitas vezes, certa “cegueira”. Vamos afinar nossa escuta, tato, sensibilidade, emoções, envolvimento e presença, presentificada. 
Estamos alheios, alienados e rumamos em direção à banalização. Tudo é igual e normal, mesmo? Desconectados da relação amorosa e conectados nas telas teremos um déficit de memória. Que legado deixaremos para compor a história da nossa vida? Precisamos alertar em defesa da memória e da história. Vamos revelar nossas fotos e formar nossos álbuns de fotografia. Parabéns para essa escola infantil, pela sua iniciativa.
 

Publicidade

Veja também