Sábado é marcado pelo Dia D do Outubro Rosa

Aberta há menos de um mês, ESF do Maracanã surpreendeu atendendo pela manhã 30 mulheres, número esperado para todo o plantão

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 23/10/2016
Horário 12:25
 

A ESF (Estratégias de Saúde da Família) do Jardim Maracanã, aberta há menos de um mês, surpreendeu seus funcionários atendendo até às 11h40 de ontem, 30 mulheres que foram em busca dos serviços oferecidos, como autoexame da mama, solicitação de mamografia, coleta do papanicolau, testagem rápida para HIV e sífilis e atendimento odontológico. Elas ganharam música ambiente, decoração com bexigas rosas, café da manhã e até uma lembrancinha no sábado marcado pelo Dia D da campanha internacional Outubro Rosa. Movimento qual a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente abraçou e das 8h às 17h, 30 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs estiveram abertas atendendo o público feminino.

Jornal O Imparcial ESF recebeu decoração especial para atendimento às mulheres

"Ficamos muito contentes com a adesão da comunidade local. Esta ação é importante, uma vez que visa a prevenção do câncer de mama, compartilha informações, promove a conscientização e oferece maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento dessa doença que acomete mortalmente milhares de mulheres em todo o mundo", destacou Gisele Mariotine Orrgigo, 35 anos, coordenadora da ESF de Presidente Prudente.

A aposentada Marilena Barbosa de Araújo Morandi, 62 anos, aprovou não apenas a ação desenvolvida no sábado, dia propício para muita gente, que não tem tempo durante a semana. Mas, os serviços da ESF do bairro. "Tudo muito bom! Melhor ainda é saber que as mulheres estão se cuidando. Eu sempre fiz todos os meus exames certinho", expôs a aposentada.

A médica generalista, Débora Witter Rocha Tiezzi, estava na unidade atendendo com toda atenção as pacientes e salientou a importância da prevenção e diagnóstico precoce. "Quando se descobre um câncer no início é mais fácil o tratamento", frisa.

De acordo com informações da pasta, todas as mulheres acima dos 35 anos podem fazer mamografia. Além dessas, as que têm história de nódulos ou caroços no seio, bem como as que têm histórico familiar da doença.

 
Publicidade

Veja também