Sabesp celebra Dia da Água com ações em 38 cidades da região de Presidente Prudente 

16,7 mil pessoas serão beneficiadas pelas atividades, que incluem palestras, visitas à Sabesp, plantio de mudas e passeios ecológicos 

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/03/2023
Horário 10:40
Foto: Freepik
Dia da Água é comemorado nesta quarta
Dia da Água é comemorado nesta quarta

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) participa de diversas iniciativas no Estado de São Paulo para conscientizar a população sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. Na região de Presidente Prudente, 16,7 mil pessoas devem ser beneficiadas pelas ações de educação ambiental promovidas em 38 cidades.  
Muitos dos envolvidos nas ações serão estudantes, que farão visitas à Sabesp e participarão de palestras educativas promovidas pela empresa.  
Nas cidades de Paraguaçu Paulista, Lutécia, Oscar Bressane e Anhumas, a Sabesp irá participar do plantio de 550 mudas e sementes de árvores nativas, promovido pelos municípios. Em Tupã, 150 mudas serão distribuídas à população na ação que será realizada na Avenida Tamoios. 
Em Assis, a Sabesp irá participar de uma trilha ecológica com aproximadamente mil estudantes da rede municipal de ensino. Em Paraguaçu Paulista, o passeio ecológico ocorrerá no balneário municipal, contemplando a limpeza das margens e o plantio de mudas. 
Já em Presidente Prudente e em Tupã, a Sabesp irá promover ações de educação ambiental na área central das cidades. Tupã contará ainda com a distribuição de recipientes para coleta de óleo de cozinha usado nas escolas do município. O objetivo da ação é impedir o lançamento incorreto de óleo na rede de esgoto, evitando entupimentos de rede e contribuindo com a preservação ambiental. 
As ações desenvolvidas pela empresa contam com a parceria dos municípios, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente, de instituições de ensino e  ONGs. 

Confira a programação regional completa: 
Adamantina
: Parceria da Sabesp com as escolas municipais dentro do programa Escola Sustentável. Professores irão trabalhar o tema em sala com apoio da companhia entre os dias 20 e 24. 
Álvares Machado: No dia 22, serão ministradas palestras para alunos da Emeif Profª Aparecida Marques Vaccaro. 
Anhumas: Palestras nos dias 20 e 21 na EMEF Adhemar Palmiro e na EMEIF Arminda Custódio de Pádua Marcelino. No dia 22, será realizado o plantio de 300 mudas na nascente do Rio Santo Anastácio. 
Arco-Íris: No dia 21, a Sabesp receberá a visita de alunos e professores. 
Assis: Será realizada uma trilha ecológica com apresentação sobre a importância da água e explanação sobre os sistemas de água e de esgoto do município. A ação é voltada a estudantes da rede municipal de ensino. 
Caiabu: No dia 22, estão previstas palestras nas escolas Nelson Cirilo de Souza, EMEIF Francisco Batista Pedreira e CENEI Lar Feliz Tia Aninha.  
Estrela do Norte: No dia 22, a Sabesp local receberá a visita de estudantes e professores. 
Euclides da Cunha Paulista: Serão realizadas palestras em escolas municipais entre os dias 20 e 21.  
Flora Rica: As palestras acontecerão no dia 22, na EE Prefeito Guilherme Buzinaro e na EEMEFEI Professor Armando Lopes Moreno. 
Flórida Paulista: Serão ministradas palestras no dia 22 nas escolas: EMEFEI Mariana Militão Rondon, EMEF Octaviano José Correa e EMEI Criança Feliz. 
Gabriel Monteiro: Parceria da Sabesp com a EMEIF Maria Gazot Talarico. Professores irão trabalhar o tema em sala com apoio da companhia entre os dias 20 e 24. 
Inúbia Paulista: Estudantes do município visitaram a Sabesp e conheceram melhor os tratamentos de água e de esgoto. A programação foi realizada entre os dias 7 e 14/3. 
Lucélia: Serão realizadas palestras nos dias 20, 22 e 24 nas escolas EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga, EMEF Prof. Maria do Carmo de Menezes Mendonça e EMEF Professor Carlos Bueno, respectivamente. 
Lutécia: Alunos da EMEIEF Antônio Monteiro da Silva realizarão o plantio de 100 sementes e farão visita à Sabesp. A programação ocorrerá entre os dias 20 e 24/3. 
Marabá Paulista: No dia 22, haverá visita de estudantes à Sabesp local. 
Mirante do Paranapanema: Palestra para estudantes no dia 22. A programação acontece na Sabesp. 
Narandiba: Visita de estudantes à Sabesp nos dias 22 e 24. 
Oscar Bressane: Estudantes realizarão o plantio de 100 sementes e farão visita à Sabesp. A programação ocorrerá entre os dias 20 e 24/3. 
Osvaldo Cruz: Entre os dias 20 e 24, ocorrerão visitas à Estação de Tratamento de Água.  
Paraguaçu Paulista: No dia 19, acontecerá um passeio ecológico no balneário local, com plantio de 50 mudas e limpeza das margens do baneário. Já no dia 21, ocorrem palestras no Sesi e no Colégio Paraguaçu. 
Pedrinhas Paulista: Estudantes do município fizeram, entre os dias 14 e 16, visitas à Sabesp e acompanharam palestras sobre os sistemas de água e de esgoto. 
Piacatu: Parceria da Sabesp com a EMEI Prof. Ivone Vendrame Cardoso. Professores irão trabalhar o tema em sala com apoio da companhia entre os dias 20 e 24. 
Piquerobi: No dia 21, a Sabesp realizará palestras na Escola Municipal Maura Aparecida Vergani e na Creche Municipal Tia Maura. Já no dia 22, estudantes da Escola Municipal Maura Aparecida Vergani farão visita à Sabesp. 
Pirapozinho: Nos dias 21, 22 e 23 ocorrerão palestras e visita de estudantes à Sabesp. 
Presidente Bernardes: Serão realizadas, nos dias 21 e 22, palestras educativas sobre o uso consciente da água nos colégios Delta e Maximus e na Escola Municipal Julia Fernandes Franzini Dona. 
Presidente Epitácio: Sabesp realizará palestras na Escola Doce Saber, no dia 21; e no Rotary Clube, no dia 22. No dia 11, foi realizada uma visita de alunos de curso técnico à Estação de Tratamento de Água da Sabesp. 
Presidente Prudente: Ao longo do mês, são realizadas 19 visitas de estudantes à Estação de Tratamento de Água. No dia 22, a estação recebe a visita de líderes de bairros e serão realizadas duas palestras no Sesi. Também no dia 22, ocorrerá uma ação da empresa no Calçadão, com orientações a respeito do uso consciente da água. Duas palestras serão ministradas on-line, uma para parceiros do projeto Lacres e Tampinhas de Esperança e outra para internos e funcionários da Fundação Casa. Também ocorrerão palestras no Colégio Champagnat na semana de 20 a 24/3. 
Quatá: Visita de alunos ao Centro de Reservação de Água, no dia 22. 
Regente Feijó: Alunos da EE Ana de Melo Castriani farão visita à Sabesp no dia 22.  
Rosana: Estudantes farão visita à Sabesp no dia 22, para conhecer os sistemas da companhia.  
Salmourão: Serão realizadas palestras e brincadeiras com jogos educativos na EMEFI Stela Boer Maioli. 
Sandovalina: No dia 21, a Sabesp local receberá a visita de estudantes e professores. 
Santo Anastácio: Serão realizadas palestras educativas nos colégios Maximus-Anglo e Sesi. 
Santópolis do Aguapeí: Parceria da Sabesp com a Escola Pr. Minas Barganian. Professores irão trabalhar o tema em sala com apoio da companhia entre os dias 20 e 24. 
Taciba: Nos dias 21 e 23, a Sabesp realizará palestras aos alunos da EMEF Gentila Damasceno e da EMEIF Arminda Custódio de Pádua Marcelino. Uma visita à Sabesp também está prevista para o dia 25.  
Tarabai: A Sabesp receberá a visita de alunos no dia 17. 
Teodoro Sampaio: Ao longo do mês, estão ocorrendo visitas de alunos à Sabesp.  
Tupã: No dia 21, a Sabesp realiza uma palestra no Colégio Objetivo.  No dia 22, está prevista uma ação na Avenida Tamoios, com orientações a respeito do uso consciente da água e distribuição de 150 mudas. Ainda no dia 22, será realizada a entrega de recipientes para coleta de óleo de cozinha em escolas municipais. No dia 23, estão previstas visitas ao sistema central de abastecimento de água da cidade.  
 
 

Publicidade

Veja também