Sabesp e Semea realizam atividades especiais

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 05/06/2018
Horário 08:14

Pensando na importância de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) realizam programações especiais em comemoração à data, em Presidente Prudente. De visita à nascente do Rio Santo Anastácio a plantio de mudas, os habitantes terão agenda cheia de aprendizado. Segundo a companhia de abastecimento, a iniciativa se estende até o fim de junho e tem o objetivo de incentivar o respeito com os recursos naturais.

A programação da Semea começa às 14h de hoje, com um plantio no IBC Centro de Eventos, com funcionários da pasta. Já amanhã, os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Fátima Falcon, e do 4º ano do Colégio JP participarão de visitas monitoradas, às 8h e 14h15, respectivamente, no Horto Florestal. O mesmo ocorre na quinta-feira, às 14h15, com alunos do 5º ano do Colégio JP.

Na sexta-feira, por sua vez, é dia de atividade dupla. Dia da faxina na Semea, com funcionários, a partir das 7h, e dia do 5º Ecopedágio, às 15h, no calçadão, com alunos do Cebrac. O sábado fica por conta do 11º Mutirão de Lixo Eletrônico, das 8h às 16h, no Parque do Povo, com a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação). E, para finalizar, na próxima semana, a secretaria promove, no dia 11, a 6ª Ecocaminhada, no Jardim Regina, às 14h, com as escolas municipais Domingos Ferreira de Medeiros e Carlos Castilho Cabral. Já no dia 12, a pasta realiza uma palestra e o lançamento da “Gincana de Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado”. O evento ocorre das 8h às 12h30, na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, com alunos da instituição.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, a participação da população nesses assuntos é essencial para que as ações funcionem. “Se não tiver apoio, não funciona. Todo nosso trabalho é vinculado à educação ambiental”, explica.

 

Sabesp

Em Prudente, a estatal realiza uma visita com estudantes a uma captação de água e estação de tratamento de água amanhã. Mas, na região, a Sabesp já começou suas atividades de conscientização. A primeira parada ocorreu ontem em Narandiba e Salmourão, na qual deu aos estudantes a oportunidade de visitarem a Estação de Tratamento de Água e a de Esgoto, respectivamente, dos municípios.

Hoje, em Narandiba, ocorre uma palestra sobre o uso racional da água e a utilização correta da rede de esgoto, além de uma visita nos municípios de Anhumas e Teodoro e Sampaio. Na primeira cidade, as autoridades e alunos da rede municipal se juntam em uma visita à nascente do Rio Santo Anastácio. Já em Teodoro Sampaio haverá distribuição de mudas de árvores e materiais informativos sobre questões ambientais na Praça Antônio Evangelista da Silva.

As atividades retornam a Anhumas na sexta-feira, quando ocorre o 9º Mutirão do Lixo Eletrônico no município. Já em Teodoro Sampaio, os eventos voltam antes, na quinta-feira, quando estudantes vão visitar a Estação de Tratamento de Esgoto e, na sexta, visitam a de água. Em Tarabai, por sua vez, os eventos ocorrem amanhã, com uma palestra sobre o uso racional e coreto de água e esgoto.

Na quinta-feira, os eventos continuam em Mirante do Paranapanema, com uma palestra para alunos sobre saneamento e sustentabilidade. Segue no mesmo dia para Osvaldo Cruz, com uma visita de estudantes à Estação de Tratamento de Água. As duas últimas atividades da programação ocorrem no dia 9, em Presidente Epitácio, e no dia 25, em Pirapozinho. Em Epitácio, ocorrerá uma pedalada ambiental e uma palestra para empregados da companhia. Enquanto em Pirapozinho haverá uma visita à estação da Sabesp e ao tratamento de água.

Publicidade

Veja também