SABOR DO PARAÍSO

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 08/05/2019
Horário 09:50

Com sua polpa suculenta, a maçã ajuda na digestão, defende o organismo de doenças e baixa o colesterol. Além disso, é ótima para enriquecer sobremesas.

Nem o episódio da serpente com a Eva no Paraíso e nem toda má fé da bruxa da Branca de Neve foram suficientes para manchar a reputação da maçã, essa fruta crocante de polpa suculenta. O sabor irresistível, adocicado ou azedo, aliado aos efeitos benéficos sobre a digestão e a atividade intestinal, conquistou o perdão da humanidade.

Pesquisas revelaram ainda que comer maçã diariamente estimula o pulmão a trabalhar melhor e que a fruta e seu suco ajudam a baixar os índices de colesterol. Ela oferece uma quantidade generosa de potássio e uma pequena porcentagem de vitamina C. Mas o seu forte é o teor de fibras, especialmente a pectina, presente na casca, capaz de varrer o excesso de gorduras do sangue.

Vai bem a saladas de frutas ou mesmo de folhas com frutas secas. Pura, ao natural, é um lanche perfeito para qualquer hora do dia.

Identifique os vários tipos:

•           Red Delicious: a clássica maçã dos contos de fada tem casca vermelho-intenso. A polpa adocicada se dissolve na boca. Ótima para consumir ao natural.

 

•           Fuji: crocante, seu gosto doce esconde uma leve acidez. A casca tem faixas vermelhas e fundo esverdeado. Funciona bem em assados.

 

•           Golden: tem sabor azedinho-doce e uma fina casca verde amarelada. A combinação faz dela a preferida dos gourmets.

•           Gala: tem casca vermelha com fundo amarelado.  A polpa suculenta agrada pelo sabor adocicado. Vai bem em saladas e doces.

 

Maçã recheada com Ricota e Cream Cheese

Ingredientes: 4 maçãs verdes com casca, cortadas ao meio, suco de 1 limão, 100g. de ricota, 1 colher (sopa) de cream cheese, 1 colher (chá) de mostarda, 1 colher (sopa) de conhaque, sal a gosto, pimenta da Jamaica a gosto.

Para decorar: 1 colher (sopa) de nozes picadas, folhas de rúcula sem o talo.

Preparo: Retire as sementes e uma parte da polpa das metades das maçãs, para que possam ser recheadas. Coloque numa vasilha e despeje o suco de limão. Em outra tigela ponha a ricota e mexa até ficar um creme. Junte o cream cheese, a mostarda, o conhaque, o sal e a pimenta. Mexa bem e use essa mistura para rechear as maçãs. Num prato, coloque três folhas de rúcula e meia maçã. Decore com as nozes.

Saboreie antes do prato principal, pois fornece uma boa variedade de nutrientes com baixo valor calórico.

Bolo de Maçã com Canela

Ingredientes: 3 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de óleo, 3 maçãs, ½ colher (sopa) de canela em pó, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: Bater no liquidificador os ovos inteiros, o açúcar, o óleo, as cascas das maçãs e a canela em pó. Misturar à parte a farinha, o fermento e as maçãs picadas. Juntar tudo e levar para assar em forno preaquecido. Untar a forma com manteiga, forrar o fundo com papel alumínio, untar novamente e distribuir fatias de maçã em todo o fundo da assadeira. Despejar a massa e levar ao forno.

 

USE E ABUSE DO FUNGHI

Nutritivo e magrinho, o vegetal empresta seu sabor marcante a esta deliciosa mousse: receita saudável e gostosa. E o grande responsável pelo seu sucesso é o funghi secchi, vegetal que confere um sabor inconfundível aos pratos nos quais figura entre os ingredientes.

Versátil, o funghi pode entrar na composição de molhos, massas, carnes. Ele dá um toque especial às preparações. A substituição de alguns ingredientes também colaborou para o “emagrecimento” da mousse: a gordurosa maionese pelo cream cheese light e o creme de leite pelo iogurte desnatado. O resultado não poderia ser melhor...

Mousse de funghi secchi light

Ingredientes: 100g. de funghi secchi bem lavado, ½ litro de caldo de galinha desengordurado, 200g de iogurte natural desnatado, 1 colher (café) de noz moscada ralada, 1 colher (sobremesa) de cebola ralada, 1 pote de cream cheese light, 1 envelope de gelatina sem sabor, incolor.

Preparo: Deixe o funghi de molho no caldo de galinha quente por 1 hora. Escorra e reserve 1 xícara do líquido. Corte o funghi em tiras finas e reserve. Junte o iogurte, a noz moscada, a cebola e o cream cheese. Mexa bem. Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e acrescente o caldo reservado. Numa tigela, junte: o funghi, a mistura de ingredientes e a gelatina. Misture bem. Transfira para forminhas de alumínio (próprias para petit gateau) untadas com água. Leve à geladeira por duas horas. Desenforme e sirva com folhas verdes.

Prepare também: Molho ao Funghi: deixar de molho por 1 hora (200 g.) de funghi. Picar, refogar com cebola ralada e acrescentar ½ litro de molho branco. Aquecer bem e servir com massa curta.

NUTRIÇÃO

Qual a diferença entre as bebidas de frutas encontradas nas prateleiras dos supermercados?

É suco, é néctar ou refresco?

SUCO: para ser considerado suco, o produto deve conter 100% do sumo da fruta. Não é permitida a adição de aromas nem corantes artificiais. É pura fruta. Alguns têm um pouco de água devido à viscosidade – caso do suco de manga. Corantes e aromas não entram na caixinha. Até pode conter açúcar, mas aí o termo “adoçado” precisa aparecer no rótulo.  100% do suco da fruta.

Néctar: O suco é diluído em água. Por isso, o produto é considerado uma bebida à base de fruta. Costuma apresentar açúcar e um determinado teor de aditivos, como conservantes e corantes. 30 a 50% do suco da fruta.

Refresco: Ele concentra menos suco da fruta e mais aditivos do que o néctar. Também leva água e açúcar. Quem preza os benefícios nutricionais, portanto, sai ganhando de longe ao priorizar os sucos de verdade.  10 a 30% do suco da fruta.

Fonte: Revista Saúde.

 

Delícias e Delícias completa em 08 de maio de 2019 ....

27 anos!!!!!

Parabéns aos leitores que nos acompanham!!!!

Publicidade

Veja também