Salão do Livro fecha com mais de 95 mil visitantes

O evento reuniu mais de 95 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, de diversas cidades - o que corresponde às expectativas iniciais.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 30/10/2012
Horário 09:23
Após 11 dias de evento, no Centro de Eventos IBC, terminou domingo, a terceira edição do Salão do Livro de Presidente Prudente. O maior evento literário do oeste paulista, que inclusive já consta no calendário cultural da cidade e região, foi realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e foi organizado pela Spoladore Eventos. De acordo com um dos assessores de imprensa da secretaria, Lincoln César, o evento reuniu mais de 95 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, de diversas cidades - o que corresponde às expectativas iniciais.

O evento proporcionou vários espaços no local como a Estação Drummond de Histórias, Espaço Cultural Matarazzo, Praça de Leitura e Praça de Alimentação, entre outros, onde ocorreram 13 lançamentos de obras e bate-papos com autores locais e de fora, totalizando 30 convidados. No local, o público pôde conferir ainda a Biblioteca Móvel, o Trem da Leitura do Colégio Multiplus e 45 estandes com mais de 35 mil títulos com diversas editoras à disposição.

Ao todo, as atividades somaram 120 horas na programação, sendo que as oficinas, este ano, ofereceram certificados aos participantes, totalizando palestras e workshops, 22. Um show à parte foram as contações de histórias, que encantaram crianças e adultos, 105 no total. Nesta edição, foram realizadas 16 atividades no Arte no Salão, como intervenções, exposições, teatro, sarau e coral.

No encerramento, anteontem, estava marcada a presença no Papo de Autor, de Raphael Draccon, porém, devido a um imprevisto, ele não pode vir e, com isso, a mediadora Gisele Galindo e Giulia Moon realizaram um bate-papo proveitoso e inteligente com a galera.

À tardezinha, finalizando com chave de ouro as atividades do Espaço Cultural Matarazzo, ocorreu a Mesa Redonda com docentes da Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), que discorreram sobre assuntos referentes a dimensões e práticas de leitura e internet, ilustração e desenho animado, tudo voltado a educação infantil e suas constantes preocupações em busca de um melhor aprendizado sempre.

 

Grandes Nomes

Vários foram os escritores, tanto de Prudente, quanto de cidades vizinhas como de Ourinhos, Itamar Rabelo de Souza, Fernanda Saraiva e a jovem Pamela Ayumi Takamatsu, que estiveram abrilhantando o Salão do Livro, tanto no Papo de Autor, quanto em lançamentos de livros. Entre eles: Domingos Pellegrini; Juan Pablo Villa Lobos; Fernando Bonassi; Arthur Dapieve; Laura Conrado; Paulo Lins; Suely Amaral de Mello; João Paulo; Carola Saavedra; Sônia Rodrigues; Regina Drummond; Giulia Moon; Sacolinha; Ricardo Kotscho; Norma Sueli Padilha; Rubens Shirassu; Carlos Francisco Freixo; Emilia de Matos Maltempi; Jesus de Burarama; Odemir Alves; Arlete Piai; Cida Girotto; Paulo Alberto; Rosana Toffoli; Eliane Vani Ortega, e outros.

 

Avaliação

Segundo o assessor, analisando o evento deste ano, a organização avalia como "muito positiva a participação das escolas". "Foram mais de 50 mil inscrições. Isso é muito expressivo", pontua. E complementa dizendo que para a próxima edição, o foco será exatamente este: fazer com que as escolas particulares participem mais do evento. "Queremos trazer todas as instituições de ensino. Este ano foi muito boa a participação do Múltiplos, Cristo Rei e Uniesp. Para o ano que vem, gostaríamos muito que todas participassem com seus trabalhos de tese que viraram livros, enfim com o que tiverem", expressa.

E adianta que já começaram a se preparar para a próxima edição. "A tendência é crescer cada vez mais. Agradecemos a presença de todos os envolvidos no evento", completa.
Publicidade

Veja também