Sanções

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do tabule e do tabuleiro

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/04/2022
Horário 05:30

Pelo visto o Tio Satã, que dizer, o Tio Sam se esqueceu de incluir a montanha-russa e a roleta-russa no rol das sanções contra a Rússia. Vai ver, na correria, o Zé Bidê (que decepção esse senhor) não se ligou neste detalhe talvez por estar mais "pra lá do que pra cá". Ou gagá mesmo.
Assim é que a montanha-russa e a roleta-russa ficaram de fora e estão livres das sanções mundo afora. Afinal, não pegaria bem proibir a montanha-russa, um brinquedo tão procurado nos parques de diversões ainda mais na Confusão do Norte, país conhecido pela alcunha de Estados Unidos da América (só eles são americanos, nós não). 
E a roleta-russa? Não tem como proibir diretamente, pois é um assunto que pode ser tachado, digamos, de foro íntimo. Na solidão de sua casa, o sujeito pode pegar o revólver e colocar no tambor apenas uma bala. E aí brinca de roleta-russa. 
Um ato solitário, portanto, e adeus mundo cruel, a menos que falhe a primeira tentativa e o cidadão desiste desta ideia de jerico de tirar a própria vida. A roleta-russa também pode ser praticada por grupos de débeis mentais, com tendências suicidas. Roleta-russa. Quem inventou isso? Será que a prática surgiu na Rússia? Sei lá e não quero saber, pois tenho mais o que fazer.
Pelo exposto por este aristocrata, charmoso e ínclito cronista, as sanções contra a Rússia estão incompletas até porque é impossível proibir a montanha-russa e a tal roleta. E as sanções propriamente ditas, coisas de nazistas, não funcionaram. São inócuas e ineficazes. A Rússia tem parceiros poderosos e solidários, como China, Índia, México e Sérvia.
Falando sério: os EUA e a Otan não querem a paz. E muito menos os fabricantes de armas, que vão lucrar com as vendas de armas para repor as que estão sendo destruídas. A Força Aérea da Ucrânia praticamente foi destruída pela Rússia, que abateu 215 dos 250 aviões do inimigo. A Marinha ucraniana também está em frangalhos.
A bem da verdade, saibam todos, como diria o escrivão, que a guerra não é mais entre Rússia e Ucrânia. É uma guerra por procuração, envolvendo indiretamente Rússia, EUA e Otan. 
Armas e dinheiro não faltam para a Ucrânia, onde a população virou bucha ou carne de canhão por causa da teimosia do presifake nazista, o tal Zé Lensky, um FDP e psicopata de marca maior. Nazistas e mercenários boicotam corredores humanitários e usam pessoas como escudos humanos. 
Se o presifake abrisse mão de ingressar na Otan, a guerra terminaria amanhã. Ou ontem. Bom lembrar: a Otan quer instalar misseis na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, em um ponto considerado o mais perto de Moscou, que seria atingida em menos de três minutos. Desculpem-me a franqueza, mas, neste caso, o Putin tem razão.  

DROPS

A verdade vem aí e ninguém segura.
(Ricardo Renner, filósofo de botequim)

Sofre de insônia, não consegue dormir direito nem esquerdo? Tome Insonol.

No Brasil, CPI termina em pizza ou em pratos requintados em restaurantes luxuosos.

Filme da Semana no Cine Brasil: "Mamãe Dancei", estrelando Val do Arthur e grande elenco cafona.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas tem as melhores tintas. Entregas em domicílio. 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, a loja do Élcio na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também