Santa Casa de Epitácio adia cirurgias eletivas devido ao baixo estoque de bolsas de sangue

Procedimentos não serão realizados por um período inicial de trinta dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 10/07/2020
Horário 14:40
Divulgação - Procedimentos cirúrgicos de caráter urgencial e emergencial e cesáreas serão realizados de acordo com a necessidade e demanda diária Foto: Divulgação - Procedimentos cirúrgicos de caráter urgencial e emergencial e cesáreas serão realizados de acordo com a necessidade e demanda diária

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, que está sob intervenção da Prefeitura desde abril de 2019, informa que, a partir deste sábado, todas as cirurgias eletivas serão adiadas por um período inicial de trinta dias. “O prazo pode ser prorrogado, por igual período, conforme necessidade”, explica Miguéias Alves, administrador da unidade.

Segundo o gestor, os procedimentos cirúrgicos eletivos serão adiados devido ao baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto, que fornece e atende a Santa Casa de Epitácio. Além disso, o administrador destaca que a escassez de alguns medicamentos anestésicos no mercado nacional e a necessidade de diminuir o fluxo de pessoas dentro da unidade de saúde, para reduzir possíveis contaminações do novo coronavírus, são fatores que foram levados em consideração para que a decisão fosse firmada.

Os procedimentos cirúrgicos de caráter urgencial e emergencial e cesáreas serão realizados de acordo com a necessidade e demanda diária da unidade hospitalar.

Em nota, o Hemonúcleo do Hemocentro de Presidente Prudente, responsável por abastecer toda a região, inclusive a Santa Casa de Presidente Epitácio, informa que não está com dificuldades para abastecer o hospital nem outros conveniados. "No início da pandemia e, posteriormente, em 15 de maio, fizemos um comunicado pedindo atenção ao uso racional de hemocomponentes a todos os conveniados da rede Hemocentro RP [Ribeirão Preto]", pontua.

 

*Matéria atualizada no dia 13 de julho, às 15h, para inclusão da nota do Hemocentro RP

Veja também