Publicidade

Santa casa de Prudente realiza captação de múltiplos órgãos

PRUDENTE - Da Redação

Data 01/12/2017
Horário 12:02

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou na tarde de ontem a captação de múltiplos órgãos para transplantes. O doador foi um homem de 54 anos que teve um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. A família, em um ato de solidariedade, autorizou a doação.

A captação do fígado foi realizada por uma equipe de São José Rio Preto (SP), e o procedimento demorou cerca de duas horas. “Essa captação é complexa, o órgão tem vários vasos importantes, temos o tempo máximo de 12 horas para fazer o encaminhamento para o transplante”, expõe o cirurgião Rafael Mello Fontolan.

Na sequência foram retirados os rins, ossos e córneas. Cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas. Segundo a enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos da santa casa, Daiane Hilário, os rins e as córneas foram encaminhados para OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Marília (SP).

Os ossos também seguiram para um banco ósseo da cidade. A destinação dos órgãos dependerá do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera. “É importante que a pessoa expresse em vida seu desejo de ser doadora de órgãos. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação após a morte”, ressalta Daiane.

Com AI da santa casa

Veja também