Santa Casa de Prudente realiza primeira captação de coração do ano

Também foram doados fígado, rins e córneas do paciente de 44 anos, vítima de aneurisma cerebral; seis pessoas serão beneficiadas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/09/2021
Horário 13:05
Foto: Santa Casa de Misericórdia
Captações foram realizadas na madrugada desta terça, na Santa Casa de Prudente
Captações foram realizadas na madrugada desta terça, na Santa Casa de Prudente

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou, na madrugada de terça-feira, a primeira captação de coração do ano. Também foram doados o fígado, os rins e as córneas. Seis pessoas que aguardam por um transplante serão beneficiadas. O receptor do coração foi um homem de 55 anos.

O doador foi um homem de 44 anos, morador de Panorama, que morreu vítima de um aneurisma cerebral. A família autorizou a doação. A captação do coração foi realizada por uma equipe do inCor (Instituto do Coração) de São Paulo. Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) fez o transporte do órgão até a capital paulista. 

A retirada do fígado foi realizada por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).  As captações dos rins e das córneas foram realizadas pelas equipes de transplantes e captação da santa casa de Prudente. Os órgãos foram encaminhados para a OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Marília (SP), que, após o exame de compatibilidade, faz a distribuição de acordo com a fila de espera. 

Segundo o enfermeiro Anderson Milhorança, da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes da Santa Casa), a captação envolveu a atuação de diversos profissionais. “Devido à pandemia, seguimos rigorosamente as normas técnicas dos órgãos competentes para garantir um transplante seguro”, afirma.

De acordo com o enfermeiro, "é importante que as pessoas expressem em vida o desejo da doação". "Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família", pontua.

Publicidade

Veja também