Santa Casa incentiva alimentação saudável

Ainda segundo ela, além do objetivo de incentivo, esta prática também é uma forma de evitar a desnutrição hospitalar.

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 30/08/2013
Horário 10:18
 

Em alusão ao Dia do Nutricionista, lembrado amanhã, a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente preparou um cardápio especial para pacientes, acompanhantes e funcionários. Com a iniciativa da nutricionista Vera Marin Bueno, a ação ocorre em todas as estações do ano, como forma de incentivar uma alimentação balanceada e saudável no dia a dia de cada pessoa.

Jornal O Imparcial A iniciativa permite sensibilizar os pacientes quanto à alimentação saudável, orientando para que pratiquem o hábito em casa, juntamente com a família

Há dois anos, a profissional implantou o projeto, que essa semana leva o nome de Inverno Gourmet. "Como nutricionista temos que pensar em uma forma de despertar o interesse pela alimentação saudável", aponta. Os pratos são compostos por arroz, feijão, uma carne – assada, grelhada ou cozida -, legumes e salada (cozida ou folha), e a sobremesa é gelatina ou frutas. O cardápio conta também com a água aromatizada, que segundo Bueno, é refrescante, rica em nutrientes e substitui o suco e o refrigerante.

Ainda segundo ela, além do objetivo de incentivo, esta prática também é uma forma de evitar a desnutrição hospitalar. Internado há três dias, o aposentado José Cardoso dos Santos apoia a iniciativa, e diz que "a comida é ótima, saudável e com variações nos pratos". São pacientes como Santos que podem acompanhar o cardápio especial, pois não há restrições alimentares. "Quando não há aceitação do paciente em relação ao alimento, são feitos pratos adequados a ele", ressalta a especialista.

O cardiologista da Santa Casa, Carlos Eduardo Bosso, explana que a iniciativa permite sensibilizar os pacientes quanto à alimentação saudável, orientando para que pratiquem o hábito em casa, juntamente com a família. "Temos uma equipe composta por três nutricionistas clínicas, que se dividem para preparar dietas, conforme a patologia do internado", afirma.

No local, são feitas orientações com a entrega de um folder contendo dicas para manter uma alimentação benéfica. A auxiliar contábil, Mariana Lima Gouvêa, destaca que "é importante esse estímulo, porque muitas vezes não há tempo de fazer uma refeição adequada no dia a dia por conta da correria".

A nutricionista lembra que alimentos com alto teor em sódio, como por exemplo, sal de cozinha, refrigerante, embutidos, condimentos prontos e laticínios, devem ser evitados em grande quantidade. O aumento na ingestão de fibras é importante para um bom funcionamento do corpo.

Publicidade

Veja também