Santo Anastácio faz pedágio contra dengue e pede ajuda da população

Ação visou alertar moradores sobre perigos da doença, principalmente em períodos de muita chuva

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/12/2023
Horário 07:14
Foto: Cedida
Pedágio informativo ressaltou importância da participação de toda população no combate ao Aedes
Pedágio informativo ressaltou importância da participação de toda população no combate ao Aedes

A Prefeitura de Santo Anastácio, através da Secretaria Municipal da Saúde e do Setor de Vetores, vem intensificando as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Prefeitura, desde 2022, o município tem sido pioneiro em algumas ações de combate à doença, como aplicação de larvicida biológico, nebulização em fundo de vales, bueiros e distribuição de pulseirinhas repelentes. Nesta última semana, a equipe da Secretaria de Saúde realizou, na Avenida Nove de Julho, um pedágio informativo, com direito à presença do personagem “Mosquitão da Dengue”, na função de alertar as pessoas sobre os perigos desta doença que pode ser fatal.

De acordo com Lucimara Rodrigues Gea, da equipe de combate a endemias de Santo Anastácio, em 2022 foram registrados 110 casos confirmados da doença. Já neste ano, o número chegou a 897 casos positivos. “Esses casos neste ano foram praticamente registrados no primeiro semestre. Este semestre foi mais tranquilo, pois aumentamos o número de agentes e também redobramos as atividades de combate ao mosquito”.

A secretária municipal de Saúde, Selma Zambelli, que também participou da ação, ressaltou a importância da conscientização e ajuda da população no combate à proliferação do mosquito. “A Prefeitura tem feito a sua parte, com a ação casa a casa e preventivas, mas a conscientização dos moradores é fundamental para que consigamos conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É essencial que cada morador cuide do seu quintal e dos locais que acumulem água parada. Só através dessa parceria conseguiremos combater a dengue e outras doenças”, afirmou a secretária.

Foto: Cedida

Publicidade

Veja também