Santo Anastácio realiza trabalho preventivo contra leishmaniose

Dois bairros do município estão recebendo controle químico contra a doença, depois que um morador testou positivo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/07/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Agentes de Combate a Endemias de Santo Anastácio fazem o controle químico, com aplicação de veneno
Agentes de Combate a Endemias de Santo Anastácio fazem o controle químico, com aplicação de veneno

A Prefeitura de Santo Anastácio, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando em algumas ruas dos bairros Jardim Maringá e Santa Helena, um trabalho de controle químico contra a leishmaniose. Essa ação precisa ser feita em abrangências onde um humano positivou para a doença. Neste caso, um homem, morador do Jardim Maringá, testou positivo para a leishmaniose tegumentar, que é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. 

De acordo com o supervisor de Combate a Endemias de Santo Anastácio, Anderson José da Silva, o primeiro passo foi o manejo ambiental, para levantamento dos locais a serem monitorados, após, a coleta animal e agora está sendo realizado o controle químico, com aplicação de veneno.

Leishmaniose tegumentar

Segundo especialistas, a leishmaniose tegumentar é uma doença causada por um parasita transmitido pela picada de mosquitos infectados. Para prevenir a doença, é importante evitar as picadas de mosquitos utilizando repelentes, roupas compridas e telas de proteção nas janelas. Também é importante manter o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo, pois isso ajuda a reduzir a população de mosquitos.

Caso haja suspeita de infecção é importante procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para diagnóstico e tratamento adequado.

Publicidade

Veja também