Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

O Espadachim, um cronista prudente em Prudente.

OPINIÃO - Sandro Villar

Data 13/06/2020
Horário 05:00

Tenho certeza absoluta de que muitas mulheres, algumas chamadas de moçoilas casadoiras (Deus meu, que língua é esta?), já rezaram muito, para conseguir marido, para um senhor português chamado Fernando de Bulhões. E vocês perguntarão: quem é ele? E o Espadachim responde que o seu Bulhões em questão é ninguém menos do que Santo Antônio.

Nascido em 1195, em Lisboa, que o Millôr chamava de Lismelhor, Fernando de Bulhões tinha vocação religiosa desde criança. Frequentava a catedral com os pais. Adulto, viajou para o Marrocos em missão religiosa e, logo depois, rumou para a Itália, onde se fixou em Assis e, mais tarde, em Pádua. Daí o nome Santo Antônio de Pádua.

Foi canonizado e tornou-se um dos santos mais populares da Igreja Católica. Seu dia, 13 de junho, é comemorado na República Federativa da Confusão, quer dizer, Brasil e em Portugal. Santo Antônio é chamado de santo casamenteiro e convém explicar que ele não deixou Portugal porque santo de casa não faz milagre. O destino é que o levou à Itália.

Nas festas juninas, este ano virtuais, Santo Antônio é um dos três protagonistas. E todo mundo sabe decor e salteado que os outros dois santos "juninos" São João e São Pedro, este cuja missão é mandar chuva aqui para baixo ou abrir e fechar a porta do céu aos que "batem as botas e outros calçados". Donde se conclui que, quem merece, entra e quem não merece se estrepa de verde e amarelo, ou seja, come o pão que Deus não amassou.

Como o cronista disse logo na primeira linha do primeiro parágrafo, há mulheres, principalmente solteironas "encalhadas", que rezam para Santo Antônio na esperança de encontrar marido, de preferência rico e que não seja pão-duro. Dureza por dureza é melhor continuar sendo "tia" na casa dos pais.

Elas também fazem simpatias para o santo casamenteiro. Parece que funciona. Quem é que sabe? Não sei o motivo pelo qual Santo Antônio tornou-se o santo casamenteiro. A fama correu o mundo e se mantém até hoje.

Uma dúvida, com todo respeito: homem "encalhado" também pode apelar a Santo Antônio a fim de conseguir mulher para fins matrimoniais? Se o piedoso santo acatar e atender também os pleitos dos marmanjos, vai aparecer sujeito pedindo para se casar com uma top model. De quebra, uma Ferrari na garagem.

 

DROPS

O casamento é uma gaiola onde o alpiste nem sempre é de boa qualidade.

O casamento é a única guerra em que os inimigos dormem juntos.

(provérbio espanhol)

O casal se separou no inverno. Motivo: o cobertor era de solteiro.

Estamos todos na mesma nave. Será?

 

Publicidade

Veja também