Santo Expedito em outras religiões

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 28/12/2021
Horário 03:00
Foto: Arquivo
Nenê Betio e padre Umberto
Nenê Betio e padre Umberto

Formou-se um folclore ao redor de Santo Expedito, pois ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outras religiões, como na umbanda, onde está relacionado a Logunedé, um orixá africano filho de Oxum e Oxóssi. Vive seis meses nas matas caçando e seis meses nos rios pescando. Logun representa o encontro de naturezas distintas sem que ambas percam suas características. É filho de Oxóssi com Oxum, dos quais herdou as características. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado príncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado então o dono da riqueza e da beleza masculina.

CAMINHADAS
Com a redução de casos da Covid-19, romeiros já estão chegando a Santo Expedito em pequenos grupos. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) acredita que os grupos irão aumentar num futuro próximo, devolvendo para a cidade o grande movimento que sempre era registrado antes da pandemia.

GRUPOS
Na semana, dois pequenos grupos estiveram na cidade, um formado por quatro pessoas de uma mesma família, vindo de Dracena. Vieram até a ponte do Rio do Peixe seguindo para Santo Expedito em caminhada. Uma terceira pessoa, conduzia um veículo que servia como apoio, levando água e acessórios de primeiro socorro. Após entrarem na igreja, e agradecerem pelas graças alcançadas, retornaram para Dracena.

UM OUTRO
Já um outro grupo, um pouco maior, era de Presidente Prudente e, conforme informações a esta coluna, chegaram a Alfredo Marcondes, deixaram os veículos lá estacionados e seguiram para Santo Expedito em ônibus da Jandaia, onde rezaram e, em seguida, para mostrar agradecimentos, retornaram em caminhada para Alfredo Marcondes, de onde seguiram para Presidente Prudente com seus veículos. Asseguraram que fizeram no sentido inverso, pois parecia que caminharam mais aliviados e purificados, e que as próximas pequenas caminhadas serão neste mesmo sentido, pois tem o mesmo valor.

SE PREPARANDO
O prefeito Nenê Betio afirma que sua preocupação é com o bem-estar do município, pois assim os turistas que visitarem o município se sentirão bem mais confortáveis, incluindo também a boa recepção do povo expeditense, que sempre assim fez, tratando os romeiros com amabilidade e respeito.

CONTATOS
Tem-se mantido contatos frequentes entre o prefeito e o padre Umberto, a fim de discutirem projetos dentro do turismo religioso, pois existe uma preocupação tanto do poder público municipal quanto da igreja, de haver um trabalho em sintonia. Essa preocupação também se prende pelo fato de que estão sendo feitas avaliações do movimento de fiéis quando antes da pandemia. Em eventos maiores, a cidade de 3,2 mil habitantes chegou a receber no período de festa quase 20 vezes mais a sua população.

DO PAÍS
Esta coluna já noticiou que dentre tantas caravanas que estiveram na cidade, uma delas foi de uma cidade do Estado do Amazonas, que percorreu todo o trajeto, incluindo as paradas em seis dias de viagem. Um expeditense nos lembra que já chegaram caravanas de países vizinhos do Brasil, em especial da América do Sul.

PANDEMIA
Para o padre Umberto, quando chegou a pandemia foram impostos protocolos tanto aos moradores da cidade, como também para os romeiros. Mesmo assim, alguns encontravam forma de burlar as determinações, mas vinham de carro e paravam em frente da igreja para orações de agradecimentos e, depois, seguiam viagem, sabedores de que seus compromissos foram cumpridos.

MISSA
Dentre tantas missas celebradas, no domingo existe uma especial para os romeiros ministrada pelo padre Umberto, às 10h. Podem participar devotos e fiéis da cidade.

FÉ EM TROVAS
Agradecer Santo Expedito
Era tudo o que queria
Isso fiz com muita fé
Mesmo em plena pandemia.
(José Costa)

Publicidade

Veja também