Santo Expedito realiza Festa Julina dias 8 e 9 em prol do santuário

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 27/06/2023
Horário 03:38
Foto: Divulgação
Cartaz da Festa Julina
Cartaz da Festa Julina

Amanhã será realizada a reunião da Coordenação da Pastoral Paroquial, e o padre Umberto está convidando a todos para em seguida ser extraordinária, a fim de se tratar sobre o assunto da Festa Julina. O evento será nos dias 8 e 9 de julho, às 11h30, e será beneficente,e com renda revertida para o Santuário de Santo Expedito. A CPP é uma reunião com todas as pastorais existentes na comunidade.

MISSA DO DIA 19
Devotos que participaram da missa do dia 19, que ocorre mensalmente naquela data, asseguraram que ela foi realizada com muita tranquilidade e muita paz. O ambiente do santuário é amplo, com boa acústica e serve muito bem para se concentrar espiritualmente e melhor reflexão quanto à mensagem do padre Umberto.

Foto: Ademartsu


Missa do domingo 

SUGESTÕES
Os responsáveis pelo turismo de Santo Expedito estão envidando esforços no sentido de oferecer o melhor para os turistas. Assim estão abertos para receber sugestões e críticas construtivas para melhorar alguns serviços colocados para atendimento aos turistas.

VIOLEIROS
No dia 9 de julho será promovido um Encontro de Violeiros do Santuário, com início às 11h30, quando se pretende realizar um grande evento para preservação cultural, procurando mostrar amantes desse gênero musical. Será aberto a todos os interessados.

Foto: Divulgação


Cartaz do Encontro de Violeiros

FÉ EM TROVAS
Um leitor indaga a coluna sobre a origem das Trovas publicadas no final desse trabalho e de que livro elas são extraídas. Na realidade, são todas trovas inéditas, composta tão logo a coluna seja concluída. Elas podem ser reproduzidas e utilizadas nos trabalhos de devoção de vários grupos.

COMPRAS
É grande o número de pessoas que visitam Santo Expedito e, quando na cidade sempre adquirem objetos de piedade, além de outras lembrancinhas, ou mesmo imagens de santos. Além da comercialização na feirinha, os produtos também são oferecidos na lojinha da paróquia e, segundo consta, são objetos benzidos pelo padre Umberto.

MEMORIAL
Da parte externa do santuário uma área é destinada como Memorial, onde, ao ar livre, os devotos podem também dirigir suas preces ou mesmo ter um local para depósito de ex-voto. Existe também um mural onde são colocados azulejos dos colaboradores no projeto Metro Quadrado.

Foto: Ademartsu


Memorial  

INFORMAÇÕES
Um casal de devotos solicita que a coluna publique informações detalhadas de Santo Expedito. Segue o solicitado.

A ROUPA DE SANTO EXPEDITO
As tiras douradas na roupa de Santo Expedito mostram que ele era um combatente de Legião Romana. Esse traje nos dá a ideia do grau de importância que o comandante Expedito ocupava no império romano. Ele comandava a 12ª Legião, chamada “Fulminata”, entre os anos 296 a 303 d. C. Esta legião tinha 8 mil homens e fora comanda antes por um imperador romano chamado Marco Aurélio. A cor azul celeste em sua roupa representa o céu que ele abraçou ao se converter ao cristianismo.

O MANTO VERMELHO DE SANTO EXPEDITO
Na Iconografia Cristã, o manto vermelho representa o martírio, o sangue dos mártires. Como sabemos, Santo Expedito foi martirizado por ter se tornado cristão no ano 303. Após sofrer vários castigos físicos, que ele mesmo tinha aplicado a outros, não renunciou a fé em Jesus Cristo. Por isso, foi decapitado por ordem do imperador.

O RAMO DE PALMEIRA
O ramo de palmeira na mão de Santo Expedito representa a vitória sobre o mundo e sobre as obras da carne, através do martírio. O ramo de palmeira também simboliza os 12 artigos de fé do Credo Católico, os quais Santo Expedito professou solenemente antes de ser batizado e pelos quais ele deu sua vida.

O CAPACETE DE SANTO EXPEDITO NO CHÃO
O capacete no chão significa que Santo expedito se desarmou e, ao mesmo tempo, abriu sua mente para receber a novidade do Cristianismo e do Reino dos Céus. O capacete era usado nas batalhas para proteger a cabeça. Analogicamente, Santo expedito se despiu de toda 'defesa' para abraçar a fé em Jesus Cristo. E é esta abertura de coração que seu capacete no chão representa.

O CORVO NOS PÉS DE SANTO EXPEDITO
A representação de Santo Expedito o mostra pisando sobre um corvo com o pé direito. Do bico do corvo, sai uma flâmula com a palavra “Cras”. O corvo representa o espírito do mal e também a maior tentação que Santo Expedito sofreu: a “procrastinação”. Procrastinar é deixar para amanhã aquilo que deve ser feito hoje. O comandante Expedito adiou sua conversão ao cristianismo por muito tempo. Então, certa vez, ele teve um sonho no qual um corvo lhe gritava: “Cras”, palavra que quer dizer “Amanhã” em latim. Ele entendeu que, na verdade, era o espírito do mal quem lhe gritava: “deixe sua conversão para amanhã”. Então, no sonho, ele reuniu forças, pegou uma cruz, ergueu-a e gritou “Hodie”, palavra latina que quer dizer “Hoje”. Depois, pisou no corvo com o pé direito, que representa a decisão e a coragem. A partir desse momento, Santo Expedito deixou de procrastinar, assumiu a fé e foi batizado. Isso custou sua vida, mas ele não voltou atrás. Por isso ele é o santo das causas urgentes.

A CRUZ NA MÃO DE SANTO EXPEDITO
A cruz na mão de Santo Expedito tem a palavra “Hodie”, hoje. Significa que o tempo da salvação e da conversão é hoje, é agora. A cruz representa a morte de Jesus Cristo através da qual nos veio a salvação. Segurar a cruz com a mão direita representa abraçar a cruz com todas as forças, capacidades e decisão. E representa também a vitória sobre o espírito do mal.

A CIDADE AO FUNDO
Como comandante de uma legião, Expedito tinha uma vida cheia de privilégios, luxos e prazeres mundanos. E isso o fazia adiar sua decisão por Jesus Cristo, pois ele sabia que, ao abraçar a fé, deveria passar a viver uma vida sóbria, justa, centrada, sem as orgias e prazeres que seu cargo lhe oferecia. Mas, graças a Deus, ele se decidiu por Cristo. Por isso, a cidade ao fundo representa a vida mundana e os prazeres ilícitos que Santo Expedito deixou para trás ao abraçar a fé cristã.

AURA DE SANTO EXPEDITO
A aura em volta da cabeça de Santo Expedito representa a santidade que ele mostrou após assumir sua fé em Cristo. Com efeito, ele se tornou mais justo e caridoso, doando seus bens aos pobres e anunciando a maravilha do Reinos dos Céus que ele descobrira ao receber Jesus. Além disso, ao morrer mártir, isto é, ser morto por causa da fé em Jesus Cristo, ele se tornou santo canonizado pela Igreja.

CONCLUSÃO
A imagem de Santo Expedito “fala” e com riqueza de detalhes. Ela ensina e adverte: “Não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje! Pise no corvo da procrastinação com o pé direito e decida-se por Jesus Cristo”.

FACULDADE
Os país do jovem Luiz Carlos Leite, residente em Presidente Prudente, estiveram na missa do dia 19, a fim de agradecer por uma graça alcançada. Sem muitos recursos, tinham em mente proporcionar ao filho um curso superior e pediram a intercessão de Santo Expedido junto ao Pai Criador. Conseguiu ingressar numa faculdade publica de outro Estado e em julho terá a sua colação de grau.

FÉ EM TROVAS
Muitos fiéis acreditam
No poder da oração
E clamam a Santo Expedito
Que façam intercessão
                                                    (José Costa)
 

Publicidade

Veja também