Santuário de Santo Expedito é oficialmente inaugurado

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 21/04/2023
Horário 04:18
Foto: Ademartsu/Cedida
Mesmo faltando alguns detalhes, santuário foi inaugurado no dia do padroeiro
Mesmo faltando alguns detalhes, santuário foi inaugurado no dia do padroeiro

Embora necessitando ainda do acabamento de alguns detalhes, o prédio que abrigará o santuário foi oficialmente inaugurado no Dia de Santo Expedito. Por motivos alheios a sua vontade, o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos estava em Aparecida participando de uma reunião com demais bispos, e assim não pôde estar presente, mas foi representado pelo padre Tiago. O ato foi aclamado pelos presentes, que agora reconhecem a inauguração da grande obra.

DENGUE
A fim de dar proteção a todos os romeiros e visitantes que estiveram em Santo Expedito no dia da grande festa do padroeiro, as autoridades locais olharam com muito carinho ao problema da dengue. Como a região registra muitos casos, incluindo mortes, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ademar Simiti Tsuyigushi, recebeu atenção do prefeito Nenê Betio para que procedesse - desde o dia 15 até a chegada das primeiras caravanas - uma dedetização completa em várias partes da cidade. Incluía, no caso, órgãos públicos e uma atenção redobrada para o santuário. Tanto Ademar quanto Nenê Betio se preocuparam em oferecer o máximo de proteção aos romeiros, razão pela qual desenvolveram um intenso trabalho de prevenção, o que foi elogiado por muitos dos presentes.

ÓLEO
Sabe-se que o grupo “Com Fé eu Vou”, de Presidente Prudente, liderado por seu Faustino, esteve presente com 120 integrantes. O grupo, reconhecendo os trabalhos voluntários do pessoal que colabora com o santuário, fez a doação de 50 latas de óleo, que trouxe junto com a caravana.

ROMEIROS
O Grupo de Romeiros Maristela esteve presente com 440 integrantes, dando mais movimento à tão importante data. O grupo, da mesma forma, sempre está presente em Santo Expedito e agora, com mais afinco ainda, pela entrega oficial do prédio do Santuário. Todos os grupos da região chegaram ao município em caminhada.

TAMBÉM
O Grupo Caminhada da Fé de Caiuá, com 125 pessoas, saiu no dia 14, chegando a Santo Expedito no dia 18. Parando para descansar, para não se tornar uma missão cansativa, mas sempre em mente o objetivo de mostrar sacrifício para purificação da fé. Muitos grupos foram recebidos pelo padre Umberto.

ACOMODAÇÕES
Ademar Simiti, voluntário nas recepções das caravanas através de contatos com o prefeito, conseguiu acomodar muitos romeiros, destinando grupos para locais públicos como escolas e outros. Foi uma forma de incentivar romeiros que chegam em grupos de caminhadas, assegurando atendimento a todos, que agradeceram pela atenção das autoridades municipais.

DEMAIS DEVOTOS
Além desses grupos maiores, foram inúmeros os que chegaram a Santo Expedito com quantidades menores de até 20 integrantes, mas todos com o mesmo propósito. 

IMAGEM
Uma nova imagem do santo padroeiro foi introduzida durante as festividades. Logo pela manhã, um grande número de pessoas permanecia numa longa fila para se benzer em frente à imagem do Santo Padroeiro. Com paciência, pessoas de todas as idades enfrentaram o forte sol para se curvar frente ao santo.

SEGURANÇA
Um forte esquema de segurança foi montado para dar proteção ao evento. Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros vieram a Santo Expedito para fortalecer ainda mais os encarregados de proteger os presentes. Segundo integrantes da comissão, não foram registrados incidentes, o que garantiu uma festividade tranquila.

SAÚDE
Um grande número de funcionários integrou a equipe médica e de segurança, a fim de atender pequenos casos que foram registrados, mas sem qualquer gravidade. Várias ambulâncias estiveram a postos para possíveis emergências, o que, segundo Ademar Simiti, trouxeram tranquilidade aos presentes.

DEVOTOS
Devotos de toda a região compareceram à festa, sendo certo que foram registradas também presença de pessoas de Araçatuba, Marília, Tupã, Bauru e até mesmo uma família de São Paulo, que aqui esteve para agradecer pessoalmente por graças alcançadas. Foram vários ônibus procurando abrigo em diferentes partes da cidade, que foi tomada por veículos de toda a região, sendo impossível encontrar um lugar para estacionar, a partir das 10 horas.

FLÓRIDA PAULISTA
Pela sexta vez, um grupo de 70 amigos de Flórida Paulista caminharam quase 25 quilômetros em uma romaria daquela cidade até Santo Expedito. Um ato de fé e devoção que teve um trajeto cumprido em cerca de cinco horas.  Participaram da “caminhada de fé e agradecimento”, homens e mulheres que integram o grupo “Flórida Santo Expedito”. Eles foram acompanhados por um carro de apoio que deu suporte de alimentação e hidratação ao grupo durante o trajeto. No templo religioso, os participantes puderam realizar suas orações, agradecimentos e pagar suas promessas ao santo de devoção e das causas justas e urgentes, Santo Expedito. O padre Humberto, reitor do Santuário Nacional de Santo Expedito, recepcionou os romeiros e realizou uma bênção.

FÉ EM TROVAS
Dezenove de abril
Dia do Santo Guerreiro
Louvamos Santo Expedito
Nosso grande padroeiro.
                                            (José Costa)

Fotos: Ademartsu


Santuário


Nova imagem


Santuário


Romeiros de Flórida Paulista


Pessoal da Saúde


Fila de fiéis

Leia Mais

Publicidade

Veja também