Santuário de Santo Expedito está nos preparativos finais para a festa do padroeiro

Neste ano, o local de agradecimento por indulgências do santo das causas justas e urgentes contará com apresentação musical, missas, quermesse e leilão de gado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/04/2022
Horário 04:30
Foto: Arquivo
Fiéis saem em peregrinação até a cidade
Fiéis saem em peregrinação até a cidade

O turismo religioso é presença marcante em Santo Expedito, município com população estimada de 3,1 mil munícipes, segundo o último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por lá, todos os anos milhares de fiéis saem em peregrinação até a cidade que leva o nome do santo padroeiro, comemorado anualmente em 19 de abril. Neste ano, o local de agradecimento por indulgências do santo das causas justas e urgentes contará com apresentação musical, missas, quermesse e leilão de gado.

Nas redes sociais do Santuário de Santo Expedito, o pároco local, Padre Umberto Laércio, destacou que, durante todo o mês de abril, a devoção pelo mártir movimenta a pequena cidade que leva o nome do santo. “Uma peregrinação que começou com a fé de um cavaleiro que acreditou na cura da enfermidade de sua mãe, e que hoje se multiplica nos mais diversos corações, e, em um só pensamento – devoção a Santo Expedito, o Santo das Causas Justas e Urgentes”, destaca.

 

Construção do santuário

Desde 1998, o município de Santo Expedito conta com um fluxo espontâneo de visitantes e fiéis atraídos pela fé no santo das causas justas e urgentes. Com o crescimento significativo da peregrinação, em 2010 a igreja deu início à construção do Santuário de Santo Expedito, espaço que já desponta no turismo religioso na região de Presidente Prudente. O local, conforme já relatou o sacerdote a este diário, poderá fortalecer a cidade no MIT (Município de Interesse Turístico) para a aquisição de verbas estaduais, uma vez que com o santuário pronto, o município poderá se tornar uma estância turística.

Em novembro de 2020, a obra avançou mais um importante passo ao receber a cúpula, uma estrutura metálica que pesa 25 toneladas, e o coruchéu, arremate pontiagudo que eleva as partes de uma edificação – ambos são considerados símbolos litúrgicos. Ao todo, o santuário terá 9.900 m² (metros quadrados) de construção, capacidade para 1,8 mil pessoas sentadas, até 3 mil pessoas nas suas dependências internas, além de contar com estacionamento para 300 automóveis e 100 ônibus.

Conforme atualização recente do portal do santuário, a etapa de cobertura acabou de ser concluída, uma vez que cada metro da obra foi erguido graças à contribuição de milhares de fiéis espalhados por todo o Brasil, por meio de doações espontâneas e a aquisição da Campanha do Metro Quadrado.

 

Ao todo, o santuário terá 9.900 m² (metros quadrados) de construção, capacidade para 1,8 mil pessoas sentadas, até 3 mil pessoas nas suas dependências internas, além de contar com estacionamento para 300 automóveis e 100 ônibus

 

Etapa de cobertura acabou de ser concluída, uma vez que cada metro da obra foi erguido graças à contribuição de milhares de fiéis espalhados por todo o Brasil

 

PROGRAMAÇÃO

19 DE ABRIL

10h – Missa em ação de graças pelos 64 anos do município

13h – Show de Osmar Veronezzi

15h – Missa dos Devotos e Romeiros

19h30 – Santa Missa (Transmitida pela TV Evangelizar)

21 DE ABRIL

10h – Santa Missa

15h – Missa em ação de graças ao encerramento das festividades

29 DE ABRIL

19h30 – Missa de abertura da Festa Maior na Igreja Matriz

30 DE ABRIL

19h30 – Santa Missa na Igreja Matriz

1º DE MAIO

10h – Santa Missa do Romeiro na Igreja Matriz e continuação da quermesse e leilão de gado no santuário

12h – Continuação da quermesse e leilão de gado no santuário

Fonte: Santuário Diocesano de Santo Expedito

Publicidade

Veja também