Santuário de Santo Expedito receberá vitrais

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 13/10/2020
Horário 05:15
Cedida - Vitrais são confeccionados por especialista de Goiânia
Cedida - Vitrais são confeccionados por especialista de Goiânia

Portas e janelas do Santuário também receberão vitraux com motivos religiosos, para embelezar ainda mais a obra. Todos já estão prontos e alguns colocados, restando apenas os que estarão em posição sob a cúpula, que serão colocados depois, a fim de evitar que se danifiquem na operação de içamento. Eles foram adquiridos através de campanhas realizadas junto aos fiéis e romeiros, em investimento de R$ 1.440.000. A responsabilidade pela sua confecção foi  de um especialista em vitraux sacros de Goiânia.

MIT

Santo Expedito é um Município de Interesse Turístico, no segmento religioso, o único na região de Presidente Prudente, quando anualmente milhares de romeiros visitam a cidade. Por esse reconhecimento junto ao Estado, recebe recursos para manutenção dos trabalhos voltados ao turismo. Tudo está sendo feito e aplicado exclusivamente no turismo e suas autoridades não admitem o uso de até mesmo um centavo, em outras ações.

História

 

“Feliz do lugar que se inicia pelo toque de um sino e não por um tiro de bacamarte” sempre dizia Pedro Geraldo Coimbra - pioneiro e historiador da cidade, que montou um vasto acervo fotográfico e informativo sobre a história do município e também sobre a devoção dos moradores ao Santo das Causas Justas e Urgentes. Pedro Coimbra sempre deixou explícito seu carinho por essa história e a contava por todos os lugares que andava até 2014, quando de sua morte.

Nome

O nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris. Outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século 17. Contudo, spedito em italiano significa "enviado" ou "rápido", e pode significar simplesmente que a caixa havia sido marcada como despachada ou que devia ser enviada com presteza ao seu destino. 

Devoção

As freiras interpretaram a inscrição como se fosse o nome do santo e passaram a divulgar sua devoção, latinizando o nome para Expeditus. Esta história, relatada pelo religioso inglês Alban Butler, em sua famosa obra hagiográfica The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints (1756–1759), tampouco tem fonte segura, e circulam várias outras versões mais ou menos parecidas, que mudam datas e locais.  Assinale-se que expeditus também era uma categoria militar do exército romano, correspondente ao soldado da infantaria ligeira, e daí pode ter derivado seu nome.

Graças recebidas

O casal João Carlos e Maria, de Santo Anastácio, entraram em contato com a coluna para demonstrar a gratidão por graças recebidas por intercessão de Santo Expedito. Um problema de saúde afetou pessoa da família que, segundo contam, foi quase desenganada pelos médicos, mas pela força da oração conseguiu superar tudo e “viveu de novo”, afirma o casal.

Missa

Por informações do padre Umberto, duas missas serão celebradas no dia 25, quando do içamento da cúpula do santuário. Foi descartada a hipótese de ser uma missa campal nas obras do santuário. Definiu-se que a missa das 10h será no templo na Praça Central, e quando de seu encerramento todos seguirão para acompanhar o içamento da cúpula e do coruchéu. Segundo padre Umberto, apenas 100 pessoas poderão estar no interior do templo, tudo em cumprimento às determinações das autoridades da saúde, em razão da Covid-19. Os fiéis que chegarem após esse horário serão abrigados no amplo salão paroquial, acompanhando a missa através de um telão. A distribuição da eucaristia será normalmente através dos ministros extraordinários.

Publicidade

Veja também