Santuário Nossa Senhora Aparecida em Prudente celebra dia da padroeira

Programação desta terça-feira, 12 de outubro, contará com seis missas ao longo do dia e uma praça de alimentação na Vila Marcondes

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 10/10/2021
Horário 05:20
Foto: Pascom / Diocese de Prudente
Santuário Nossa Senhora Aparecida em Prudente conta com programação especial
Santuário Nossa Senhora Aparecida em Prudente conta com programação especial

“Virgem santa, virgem bela, mãe amável e mãe querida. Amparai-nos, socorrei-nos, ó Senhora Aparecida!”. A letra desta canção descreve, em poucas palavras, a importância da padroeira do Brasil para milhões de fiéis conquistados pelo mundo todo. Na próxima terça-feira, 12 de outubro, é lembrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Dia de Nossa Senhora Aparecida, com se popularizou nos últimos anos. Em Presidente Prudente, o santuário que leva o nome da santa, na Vila Marcondes, contará com missas e praça de alimentação ao longo de todo o dia.

A santa, que surgida das águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, se popularizou no Brasil e se tornou a rainha dos anjos, advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, assim como descrito em uma das diversas orações à padroeira. O pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Prudente, Lourival Hélio Alves de Araujo, explica que a santa é uma imagem de Maria, a Mãe de Jesus, recordada em sua Conceição (concepção) Imaculada, ou seja, a afirmação de que Maria não foi tocada pela mancha do pecado original. “Foi obediente aos desígnios de Deus. Maria foi preservada da mancha do pecado em vista dos méritos de Cristo. É a primeira redimida”, enfatiza.

É neste misto de devoção, inclusive, que todos os anos os fiéis contam com a data para agradecer, celebrar as graças recebidas, orar ou fazer pedidos àquela que intercede junto de Deus.

Cultivar e cuidar

Sua relação com a cultura brasileira vem de cultivar, cuidar e observar. “Ela veio em uma hora em que a pescaria não estava boa, e, como isso, nos ensinou a cultura do encontro e da solidariedade. É saber se aproximar do outro quando as coisas não estão indo bem pra ele”, explica o sacerdote. “A cultura brasileira pode aprender muito com Maria que se apresenta na sua imagem Aparecida. Ela, que se identificou com a cor dos escravos, nos ensina a ter apreço pelos valores culturais dos outros.”, acrescenta.

Para celebrar o dia da padroeira, padre Lourival recomenda que os fiéis busquem conhecer Maria na sagrada escritura e na doutrina da igreja, usando a inteligência para reinterpretar o significado da mensagem do encontro da imagem nos dias hoje. Os fiéis também podem meditar pessoalmente ou em grupo os textos litúrgicos da missa do dia, enfeitar a imagem de Nossa Senhora e rezar diante dela.

 

SERVIÇO
Todas as celebrações serão de forma presencial e online, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Santuário. Não é necessário retirar senha para participar. Não haverá missa campal e procissão. A Igreja fica localizada na Rua Sargento Firmino Leão, 100, Vila Marcondes.

 

 

Horário das celebrações no Santuário Nossa Senhora Aparecida
7h - Padre Lourival Hélio Alves de Araujo
9h - Padre Rafael Sotocorno
11h - Padre Sandro Rogério dos Santos
15h - Padre Helitom Bigas da Silva
17h - Padre Antônio Luiz Radigonda
19h - Bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos
Fonte: Santuário Nossa Senhora Aparecida

Publicidade

Veja também