São Francisco na Avenida

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que não sabe o que vai fazer quando for rico

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 10/10/2021
Horário 06:50

Descobri por acaso. Ao passar pela Avenida Ana Jacinta, em Prudente, encontrei uma imagem de São Francisco de Assis. Com cerca de 20 centímetros de altura, a imagem está colocada no canteiro central, altura do número 2.040.
Ao lado do santo colocaram um animalzinho e, para ser sincero, não sei que bicho é aquele. Não deu para identificar direito. Assim, de supetão, me pareceu ser a estátua de um cãozinho. Mas não deve ser um cachorro. O bichinho tem jeito de veadinho(atenção, revisão: cuidado com a grafia).
Se é cachorro ou veado, ninguém tem nada com isso. O que importa é lembrar que São Francisco, padroeiro dos animais e da natureza, é um dos santos mais queridos pelos fiéis. Sua oração é famosa e ganhou o mundo. Até em filmes já rezaram a oração, pacífica e otimista.
É uma oração bem apropriada para os tempos bicudos e estranhos que estamos vivendo. Com o ódio propagado pelas redes sociais, nada melhor do que citar São Francisco: "Onde houver ódio que eu leve o amor".
Já sobre a desunião reinante no mundo, o santo propõe: "Onde houver desordem que leve a união". Perfeito! Não é segredo para ninguém que há muito desespero por aí, principalmente no Brasil, onde tem gente tomando até sopa de osso.   No que diz respeito ao desespero, São Francisco vai direto ao ponto em sua oração dirigida a Deus: "Senhor, onde houver desespero que eu leve a esperança". Ele também pensou nas pessoas tristes: "Onde houver tristeza que eu leve a alegria". Boa!
Evidente que o Brasil e muitos países mergulharam nas trevas por motivos que só os alienados e ignorantes desconhecem. Neste caso, o nosso bom Chico foi cirúrgico: "Onde houver trevas que eu leve a luz". Melhor impossível. 
E sobre o perdão? O santo diz que onde houver ofensa devemos levar o perdão. Corretíssimo!  Francisco completa: "É perdoando que se é perdoado". Verdade verdadeira. O problema é que tem gente que não perdoa de jeito nenhum. Pura ignorância.
São Francisco é o nome de uma das cidades mais bonitas dos EUA. A cidade de São Francisco - no caso, San Francisco - fica na Califórnia. Foi homenageada com a belíssima canção "I Left My Heart In San Francisco", que o cantor Tony Bennett gravou de forma magistral. 
Outra canção é "San Francisco", gravada por Scott Mackenzie no fim dos anos 60 do século passado. À época, os hippies faziam parte da paisagem. Lembro-me também que deram o nome de São Francisco a uma cachaça. Se não me engano, a pinga era produzida em Minas Gerais. Era uma cachaça boa, mas esse tipo de homenagem São Francisco certamente descarta, mesmo sendo ele um pacificador.


DROPS

Uma andorinha só não faz verão e  nem qualquer outra estação.

Em terra de cego quem tem catarata é duque.

A alegria do palhaço é ver o circo cheio.

Pobre faz regime por natureza.

Vai reformar ou construir?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio. 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta, 1.663. 

Publicidade

Veja também